No momento, você está visualizando CFA dá orientações para implantação do SEI no Conselho Federal de Química

CFA dá orientações para implantação do SEI no Conselho Federal de Química

Primeira entidade de fiscalização profissional a implantar, em 2016, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Conselho Federal de Administração (CFA) é referência na adoção da ferramenta em toda sua estrutura. Por esse motivo, a autarquia tem sido consultada por outros órgãos interessados no sistema. É o caso do Conselho Federal de Química (CFQ) que, por meio de Ofício, solicitou o apoio do CFA no processo de conhecimento e inserção do SEI.

De pronto, o CFA atendeu ao chamado. Em reunião com servidores do CFQ, membros da Comissão Especial do Sistema Eletrônico de Informação (CESEI) no CFA que atuou na implantação e segue responsável pelas atualizações do SEI no Sistema CFA/CRAs deram orientações sobre a infraestrutura informática necessária e falaram sobre os desafios e a experiência de levar o SEI para todas as regionais do Sistema CFA/CRAs.

Também esclareceram sobre a criação do processo de tramitação de documentos, a estruturação do Protocolo e a aplicação de regras na gestão documental, entre outros pontos.

 

O CFA também deu sugestões pontuais sobre como seguir o roteiro de implantação e se manteve à disposição para sanar outras dúvidas, a fim de dar continuidade a essa parceria e colaborar no cumprimento do prazo de seis meses dado pelo TRF4 ao CFQ para a conclusão dos procedimentos de implantação, conforme Acordo firmado.

Participaram da reunião os seguintes servidores do CFA membros da CESEI: Ana Maria Ferreira, líder do Processo; Hércules Martins, gestor de Processo; Tiago Daniel, responsável pela Infraestrutura; e Cassio de Mattos, responsável pelo Relacionamento.

Cooperação

O SEI é uma plataforma de gestão documental desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedida gratuitamente à Administração Pública. O uso dessa solução de processo eletrônico é formalizado por Acordo de Cooperação Técnica com o tribunal.

A cessão gratuita segue a premissa de que órgãos e entidades que já tenham passado pela adaptação possam oferecer assistência aos que venham a instituir a ferramenta em seus fluxos.

O uso do SEI tem facilitado a gestão documental no CFA e proporcionado a economia de recursos, bem como a contribuição na preservação ambiental, por exemplo com a redução a quase zero no uso de papel.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.