Você está visualizando atualmente CFA começa estudo sobre cobrança compartilhada no Sistema CFA/CRAs

CFA começa estudo sobre cobrança compartilhada no Sistema CFA/CRAs

O presidente e o diretor de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz e Adm. Rogério Francisco Cristino, receberam, na quarta-feira, 2, representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Foram duas reuniões para falar sobre cobrança compartilhada.

Na oportunidade, deu-se início às tratativas para implantar, ainda em 2022, o projeto no âmbito do Sistema CFA/CRAs. Para tanto, a equipe do CFA tem feito estudos e análises com as instituições financeiras a fim de garantir que a iniciativa tenha início no primeiro semestre deste ano.

Para o presidente, a medida vai facilitar os trâmites internos e o controle financeiro. “O recolhimento da cota parte acontecerá de forma simultânea. A ideia é simplificar e agilizar esse repasse, garantindo mais segurança e transparência, além de melhorar o controle financeiro dentro dos Sistema CFA/CRAs”, explicou Mauro, lembrando que a cota parte é garantida pela Lei 4.769. 

Por meio da cobrança compartilhada, a cota parte que os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) repassam mensalmente para o CFA será feita de forma automática, via instituição bancária responsável pela arrecadação. Desta forma, os 20% do que os CRAs arrecadam em anuidades, taxas e multas será destinado ao CFA com maior celeridade e lisura.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA