Você está visualizando atualmente CFA assume compromisso com o empoderamento feminino e a equidade de gênero 

CFA assume compromisso com o empoderamento feminino e a equidade de gênero 

Ações promovidas pela autarquia por meio da Comissão ADM Mulher fazem parte da Agenda 2030

 

As mulheres são figuras cada vez mais importantes na sociedade. Depois de muitos anos como coadjuvantes da própria história, elas conquistaram um protagonismo cada vez mais forte.  Em consonância com essas mudanças, o Conselho Federal de Administração (CFA) sempre trabalhou para o fortalecimento da participação feminina na vida pública.

Para fomentar ainda a equidade de gênero, o CFA firmou compromisso com a Agenda 2030 cujo pano de fundo são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O quinto objetivo é “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Para ajudar o Brasil a conquistar essa meta, o CFA promove inúmeras ações. A principal iniciativa da autarquia foi a criação, em 2020, da Comissão Especial ADM-Mulher. A proposta é trabalhar pela atuação, fortalecimento e visibilidade das profissionais de Administração no Sistema CFA/CRAs e no mercado de trabalho de forma geral.

A ideia de reunir essas profissionais em uma iniciativa mais focada surgiu de um grupo de mulheres de diferentes regionais e ganhou força e celeridade exatamente durante a pandemia.

A coordenadora da Comissão é a diretora de Formação Profissional do CFA, Admª Cláudia Stadtlober. Ela explica que é preciso pensar no papel de mulheres gestoras na atualidade ainda mais pelo fato de que é cada vez maior a presença feminina nas escolas de gestão. 

“Essa representatividade também tem que aparecer no meio político, no mercado de trabalho e sempre com essa ideia de soma para termos um equilíbrio no meio profissional”, disse.

As ações da Comissão não estão restritas ao CFA.O grupo criou uma cartilha para ajudar os CRAs na criação de comissões da mulher. O manual é um guia orientador, mas ele é flexível para que possa  atender às características sociais, culturais e financeiras do Regional.

Mulheres em foco

O ODS 5 apresenta uma série de sub-objetivos. Um deles é “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”.

Irmanado nesse desafio, o CFA, por meio da Comissão ADM Mulher, realiza anualmente o Fórum das Mulheres da Administração. O evento visa, entre outras coisas, oportunizar conhecimentos relacionados às áreas de atividade da profissional de Administração e contribuir para a ampliação da atuação dessas mulheres no mercado de trabalho.

Em 2022, o Fórum chegou a sua quinta edição e aconteceu durante o XVII Fórum Internacional de Administração. A cada ano, o evento reúne centenas de mulheres e promove um amplo diálogo permanente sobre as políticas e ações voltadas para o empoderamento feminino

Ações voltadas para o empreendedorismo, atuação política, conciliação e moderação de conflitos, divisão de tarefas domésticas e aproximação do Sistema/CRAs com empresas e MPEs são alguns dos temas abordados no Fórum.

Além do Fórum, a Comissão ADM Mulher do CFA realiza eventos virtuais ao longo do ano. Nas lives, as mulheres encontram espaço para debater temas relacionados à gestão e ao mercado de trabalho.




Assessoria de Comunicação CFA