No último dia 31 de janeiro, durante a primeira reunião plenária do ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) assinou um importante acordo de cooperação técnica com a Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O objetivo da parceria é promover o desenvolvimento, a implementação e o aprimoramento da administração pública em todos os níveis, visando torná-la mais íntegra, eficaz e eficiente.
O documento foi assinado pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, e o diretor da Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Melillo Dinis do Nascimento. A iniciativa vem em um momento muito oportuno, uma vez que este ano terão eleições municipais e a intenção do acordo é combater a corrupção eleitoral por meio de iniciativas educativas que destacam a importância do voto, com propósito de promover um cenário político eleitoral mais justo e transparente.
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas. Sediado em Brasília, o Comitê Nacional do MCCE é composto por mais de 70 entidades nacionais e está representado pela Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Integram o MCCE, também, os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país. Eles são conhecidos como comitês 9840 (referência à lei da “compra de votos”) ou Comitês do MCCE e exercem um importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa.
Os comitês estão presentes em quase todos os estados brasileiros e são constituídos de forma voluntária por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações e outros grupos organizados e entidades da rede MCCE.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA