Você está visualizando atualmente CFA apresenta IGM à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

CFA apresenta IGM à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, e o diretor de Comunicação e Marketing, Adm. Mauro Leónidas, estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (24), com o assessor especial de Relações Institucionais da Presidência da República, Administrador Fabio Silva. Os gestores da autarquia federal apresentaram a ferramenta IGM/CFA como plataforma para o uso no atendimento aos municípios brasileiros.

“O Índice de Governança Municipal é uma ferramenta que levanta bancos de dados em várias áreas e que, por isso, tem tudo para proporcionar uma visão e uma análise bem ampla dos nossos mais de 5.500 municípios”, explicou Gilmar Camargo.

O IGM/CFA é uma plataforma gratuita e aberta ao público geral, por meio do site igm.cfa.org.br. A análise segue indicadores que mensuram práticas de Administração em setores como Educação, Saúde, Finanças, Fiscal, entre outros.

Por meio do IGM/CFA, é possível obter a métrica dos índices por áreas e regiões. A análise é feita com referência nas dimensões: finanças, gestão e desempenho.

“Existem indicadores para tudo isso. São oito grupos, que permitem a comparação de desempenho entre municípios, também de acordo com as receitas de cada um deles”, ressaltou Mauro Leônidas.

Também é possível consultar dados mais refinados, por meio do Acesso Exclusivo, destacado por Isaías Alves dos Santos, membro da Câmara de Gestão Público, que participou da reunião com a demonstração do funcionamento da plataforma. Essa é uma vantagem oferecida aos profissionais de Administração registrados e adimplentes.

O assessor Fabio revelou possuir um breve conhecimento prévio da existência da plataforma e demonstrou interesse em aprender o funcionamento e a usabilidade. Nascido em Nova Venécia (ES), Fabio realizou uma pesquisa rápida sobre os índices do município e ainda pôde testar o comparativo com outras cidades vizinhas.

Interessado nas diversas possibilidades oferecidas pela plataforma, Fabio se comprometeu a levar a ferramenta para conhecimento da Secretaria de Assuntos Federativos. A etapa é mais um passo para viabilizar a formalização da parceria, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica.

“Fica nítida a preocupação do CFA com a prestação de uma gestão pública de qualidade, Deu para ver que é uma ferramenta ampla, que tem relação com a nossa atividade. O IGM pode ajudar na gestão das cidades e precisa ser conhecido pelos gestores”, afirmou Fabio.

Ficou acertado que a Secretaria fará uma visita de cortesia ao Conselho Federal de Administração, para continuidade das tratativas para a construção desse acordo.




Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA