Você está visualizando atualmente CEAP/CFA cumpre intensa agenda no Congresso Nacional para defender e promover a Administração

CEAP/CFA cumpre intensa agenda no Congresso Nacional para defender e promover a Administração

Em 2019, a Câmara dos Deputados criou a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais de Classe. Na época, a intenção do colegiado era barrar a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 108/2019, que colocava em risco as profissões regulamentadas. Com a pandemia, as ameaças aumentaram e o trabalho da Frente em conjunto com os conselhos foi fundamental para proteger a sociedade dos maus profissionais.

Contudo, com a mudança da legislatura, a Frente foi encerrada. Por isso, o Conselho Federal de Administração, por meio da Comissão Especial de Ação Parlamentar (CEAP), deu início a um intenso trabalho de mobilização a fim de angariar assinaturas de parlamentares para a reinstalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais.

Nesta semana, o vice-presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) e membro da CEAP, Adm. André Coelho, cumpriu uma intensa agenda em Brasília. Na capital federal, ele e a assessora parlamentar do CFA, Adv. Rosilane Resende, peregrinaram na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para tratar de assuntos institucionais do Sistema CFA/CRAs e, sobretudo, conquistar assinaturas.

“O CFA tem sido protagonista no processo de reconstrução da Frente”, disse André. Durante esta semana, ele visitou muitos gabinetes. “Há uma receptividade muito grande com as questões da nossa profissão e, sobretudo, percebi o compromisso deles com os administradores e gestores”, detalhou André.

No Senado, as visitas trataram de questões institucionais e temas estratégicos para o Sistema CFA/CRAs. André esteve com o vice-presidente da Casa, o senador Veneziano Vital do Rêgo; com a senadora Daniella Ribeiro; e com o senador Efraim Filho. Os três parlamentares são da Paraíba e demonstraram apoio aos assuntos do CFA.

Já na Câmara dos Deputados, além da pauta institucional, André pleiteou assinaturas para a reinstalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais de Classe. Ele visitou os deputados federais Wilson Santiago, Luiz Couto, Damião Feliciano, Cabo Gilberto Silva, Romero Rodrigues, Mersinho Lucena, Hugo Motta, Ruy Carneiro, Agnaldo Ribeiro, Gervásio Filho e Sargento Portugal.

Algumas visitas e reuniões foram acompanhadas, também, pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; e o diretor de Gestão Pública do CFA e coordenador da CEAP, Adm. Rui Ribeiro. Uma delas ocorreu no TCU, com o ministro Vital do Rêgo Filho (leia mais aqui), e a outra com o deputado federal Leônidas Cristino (leia mais aqui), parlamentar que tem apoiado a Administração.

 
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA