Você está visualizando atualmente Caminhos da profissão: assunto é discutido na 1ª Assembleia de Presidentes realizada na capital de Tocantins

Caminhos da profissão: assunto é discutido na 1ª Assembleia de Presidentes realizada na capital de Tocantins

Presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e o presidente do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, se reuniram em Palmas, no Tocantins, para a 1ª Assembleia de Presidentes de 2018.  O Encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de julho para discutir os caminhos da profissão e do Sistema CFA/CRAs. Na assembleia, também foram debatidos temas referentes ao Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa), a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e o Encontro Brasileiro de Administração (Enbra).

De acordo com o líder da autarquia, Wagner Siqueira, o motivo de reunir todos os presidentes é por conta das transições que acontecem no país. “Não podemos tratar de Sistema CFA/CRAs sem considerar as mudanças que acontecem no cenário da administração a qualquer momento”, completou.

A prefeita de Palmas –TO, Cinthia Ribeiro, participou da solenidade de abertura do evento e  assinou um acordo de cooperação técnica entre a autarquia e a Prefeitura Municipal. O órgão passa a acessar, de forma gratuita, o Sistema CFA de Governança, Planejamento, e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). Técnicos encarregados das atividades de gestão de saneamento do município receberão capacitação por meio da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm).

“Acredito que se todas as capitais do Brasil pudessem e tivessem conhecimento que essa plataforma existe e de forma gratuita, certamente a usariam em tempo integral”, afirmou a prefeita.

Na ocasião, aproveitando também a presença do superintendente regional do Banco Brasil do Tocantins, Célio Sintras, o CFA assinou um protocolo de intenções com o banco para estabelecer parceria de prestação de serviços bancários com abrangência nacional junto aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). O acordo faz jus à campanha intitulada “Raposão”, realizada pelo CFA para sensibilizar a sociedade sobre a manobra arrecadatória da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

“Os Conselhos emitem muitos boletos para recebimento das suas contribuições. Nós tivemos uma economia muito grande, mais de cinco reais por boleto, e desta forma nem o administrador, e muito menos o Conselho estará onerado. Podendo, então, aumentar os seus investimentos em prol dos profissionais” completou o diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional do CFA, Rogério Ramos.

Ainda na reunião, Roberto Ibrahim Uehbe, presidente do CRA-BA, em homenagem ao patrono da administração, Belmiro Siqueira, – entregou um documento para Wagner Siqueira que marca a inclusão do nome de Belmiro Siqueira na Academia Baiana da Ciência da Administração (ACADM). Ele solicitou também, em plenário, que os certificados, medalhas e outros itens referentes ao Prêmio Belmiro Siqueira tragam os dizeres: “Se parar eu morro, eu quero morrer vivendo”, frase dita pelo patrono quando soube que estava doente.

Assessoria de Comunicação CFA