Bate papo foi voltado aos profissionais que atuam na gestão pública no âmbito dos CRAs 

Bate papo foi voltado aos profissionais que atuam na gestão pública no âmbito dos CRAs

O 2º Encontro da Rede de Gestão Pública do Sistema CFA/CRAs foi realizado na última quinta-feira, 27, de forma virtual e reuniu representantes de 12 regionais. Ao todo, foram 23 participantes que debateram as ações e projetos dos CRAs referentes à Gestão Pública.

O diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, Fábio Mendes Macêdo, fez as apresentações iniciais e deu as boas vindas a todos. O intuito do encontro foi trocar experiências e dar ciência dos trabalhos que vêm sendo executados aos demais integrantes do Sistema. 

Um ponto em comum aos diversos CRAs foi o anúncio de trabalhos de disseminação nos estados do Índice CFA de Governança Municipal, o IGM-CFA, como uma ferramenta com alto potencial para a gestão dos municípios.  

Regionais 

Entre as ações trazidas para o encontro estavam a parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e um possível futuro acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba.  

O CRA-PB mencionou uma live com o  relator da nova Lei de Licitações, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que tratou também da Lei da Publicidade Curricular – que consiste em dar transparência aos currículos ou Lats dos ocupantes de cargos comissionados-; da construção de uma Rede de Conselhos de Classe, “Conselhão”; e da articulação junto aos parlamentares paraibanos com relação às legislações de interesse da classe dos Administradores. 

O Fórum de Gestão Pública, Fogesp, edição 2021 também estava na pauta. Entre os números que representam o sucesso do evento há o registro de mais de mil inscritos e nove países participantes. 

O CRA-MG também trouxe a realização de uma pesquisa dos cargos eletivos que levantou a real formação e registros dos ocupantes desses cargos. O estudo foi encaminhado para a Fiscalização para que sejam tomadas as devidas providências. 

Durante o encontro, Fábio Macêdo ressaltou a importância dos acordos interinstitucionais para o alcance dos objetivos traçados pelo Sistema CFA/CRAs. Entre as parcerias citadas, estavam ainda a da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). 

No âmbito dos Projetos de Lei que envolvem os profissionais de Administração, pode-se citar o PL sobre dispute board, que coloca o administrador como agente central das câmaras de mediação e arbitragem e o PL para a valorização do profissional de Administração. 

Os participantes falaram também da realização do Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), previsto para ser realizado em outubro deste ano. Antes de o encontro ser encerrado, o administrador Marcos Frederick, responsável pela elaboração da Agenda de Gestão Municipal, falou sobre a obra e relatou algumas parcerias para divulgação do material. 

Assessoria de Comunicação CFA