Você está visualizando atualmente Bate-papo: Fiscalização e registro é destaque no ADM Entrevista

Bate-papo: Fiscalização e registro é destaque no ADM Entrevista

O convidado do programa “ADM Entrevista” desta sexta-feira (8) foi o diretor da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR) do Conselho Federal de Administração (CFA), Carlos Alberto Ferreira Junior. Na ocasião, o dirigente da autarquia abordou, entre outros assuntos, os projetos, desafios e principais iniciativas da área nos próximos anos, o papel funcional da Câmara, a otimização no ato de fiscalizar, além de responder questionamentos feitos por internautas.

Carlão, como também é conhecido no Sistema CFA/CRAs, iniciou o bate-papo diferenciando entre o papel do CFA e dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). “Há muito confusão até hoje com essa diferenciação. O CFA – se a gente fizer uma simplificação – é o legislativo, que regulamenta, espede normas e coordena ações dos Regionais.  Já o CRA é o executivo, que vai fiscalizar, visitar empresas, procurar o profissional e fazer todo o sistema funcionar no estado”, disse.

Questionado pelos jornalistas sobre a fiscalização, Carlão afirmou que elas são divididas em duas categorias: preventiva e punitiva. “O sistema de tecnologia facilita muito isso, porque a gente acaba tendo uma ação prospectiva, junto às empresas que surgem no mercado, [sobre] as movimentações dos profissionais e a questão do monitoramento com antecedência do responsável técnico por meio do sistema de Big Data. É possível identificar esse profissional na sua origem e checar se as informações são verdadeiras, por exemplo”, ressaltou o diretor.

Outros destaques

O diretor da CFR também explicou quem pode e deve se registrar junto ao Regional, e acrescentou que “o bacharel em Administração só é considerado administrador após realizar seu registro profissional no Conselho”, concluiu.

Assista a transmissão e acompanhe todos os detalhes da entrevista realizada pelos jornalistas, Paulo Melo e Elisa Ventura, no nosso perfil do Facebook. Basta acessar facebook.com/cfaadm

Assessoria de Comunicação CFA