Autarquia discute assuntos relacionados ao Sistema CFA/CRAs 

Autarquia discute assuntos relacionados ao Sistema CFA/CRAs 

Durante a semana o CFA realizou as Reuniões Plenárias e de Diretoria Executiva

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou nesta semana, entre os dias 7 e 9, as Reuniões Plenárias e de Diretoria Executiva do mês de agosto. Ao longo dos dias, o plenário da autarquia recebeu os 27 conselheiros federais para o debate sobre os caminhos da profissão e do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração, além de ações e projetos relacionados às Câmaras Institucionais do CFA.

Para o presidente da autarquia, Mauro Kreuz, “é necessário fazer jus a confiança dos profissionais de Administração registrados nos Regionais, para que a profissão se torne cada vez mais atuante e revolucionária no mercado de trabalho e na gestão pública do nosso país”.

Antes das Reuniões, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Diego da Costa, apresentou para os diretores, colaboradores e coordenadores do CFA a metodologia de gestão Scrum – que tem como objetivo o planejamento de trabalho com metas, feedbacks e resultados ao longo do processo produtivo desenvolvido pelas empresas.

“Momentos assim são indispensáveis para construir mudanças nas organizações. Me alegro em contribuir com o CFA e com os profissionais de Administração – utilizando o método de gestão já aplicado e com resultados comprovados na área de comunicação”, completou o diretor e também conselheiro federal pelo estado de Sergipe.

Direx

A 9ª Reunião da Diretoria Executiva do CFA (Direx) tratou do novo código de conduta dos empregados da autarquia, da minuta de alteração da Resolução Normativa 555, que dispõe sobre a intervenção no Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) e apreciação do Balancete do CFA referente aos mês de dezembro do ano passado, entre outros assuntos. 

 Reuniões Plenárias 

Na pauta da Plenária mais de trinta assuntos foram colocados em apreciação, como o Fórum CFA de Gestão Pública (Fogesp) que será sediado em Belo Horizonte e o Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) que será sediado em Salvador, ambos no próximo ano, 7 e 8 de maio e 12 a 14 de outubro, respectivamente. 

Entre outros assuntos, também foram deliberados – a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), prestação de contas dos Regionais e do Federal e noventa julgamentos de processos – em grau de recurso – apreciado pelo plenário. 

Acordo firmado 

Ainda na Reunião Plenária foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o CFA e a Controladoria-Geral da União para que as instituições possam utilizar as ferramentas – oferecidas por cada uma – por meio de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências e informações. Na ocasião, assinaram o acordo o líder da autarquia e o ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário.

“O conselho tem meio milhão de pessoas associadas [registradas] (..) atuam dentro da área pública e privada e trabalham com governança e gestão. Sabemos que os controles internos implementados pela gestão são fundamentais na prevenção e combate à corrupção. Quando gestão e controle atuam em sintonia, os resultados são enriquecedores”, destacou o ministro.

Para o ouvidor-geral da União, Valmir Dias, “a parceria com o CFA – com a capilaridade que tem e a quantidade de associados que atuam na gestão, termos a possibilidade de difundir, entre a sociedade, que o cidadão tem direitos e canais disponíveis para se manifestar e com isso melhorar a eficiência da Administração Pública”, concluiu.

A próxima Plenária acontecerá em outubro – nos dias 24 e 25, em Brasília. 

Assessoria de Comunicação CFA 

Fechar Menu