Você está visualizando atualmente Autarquia apresenta CFA-Gesae em audiência pública em Porto Alegre

Autarquia apresenta CFA-Gesae em audiência pública em Porto Alegre

O Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou em audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Sistema de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).

A audiência foi presidida pelo deputado estadual (PDT), Eduardo Loureiro, em companhia do líder da autarquia, Wagner Siqueira e de outras autoridades e especialistas m gestão pública. “É importante mostrar a ferramenta de gestão que pode contribuir para que a gestão seja mais profissionalizada”, acrescentou a presidente do Conselho Regional do Rio Grande do Sul (CRA-RS), Cláudia Abreu, que também esteve no evento.

O projeto foi apresentado pelo superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto, que detalhou ferramenta que propõe estratégias e auxilio na avaliação da gestão dos serviços municipais. “O principal problema do setor de serviços de água e esgoto não é a falta de recursos, e sim a má gestão”, apontou o superintendente.

Na ocasião, o deputado Eduardo Loureiro anunciou que a Assembleia Legislativa terá uma Frente Parlamentar pela qualificação da Gestão Pública. Segundo ele, é preciso unir forças para uma gestão ainda mais eficiente. “Não temos cultura voltada para a gestão e essa é uma das causas dos nossos problemas”, afirmou.

Ainda na audiência, Wagner Siqueira foi homenageado pelo órgão com a medalha da 54º Legislatura da Assembleia Legislativa, honraria dedicada ao líder do CFA pela atuação em favor da profissão de Administração.

“Eu sei que recebi essa homenagem em nome de todos os profissionais de Administração. Eu sou apenas um botão em toda essa festa, mas em verdade tem a linha, o alfaiate, a agulha, e tantos profissionais que atuam no posto de trabalho e que contribuem para afirmação da nossa profissão no cotidiano do Brasil”, conclui Wagner.

Passo a passo
1. Acesse www.gesae.org.br
2. login: publico / senha: publico
3. Clique na opção “Benchmarking” localizado ao lado esquerdo do site;
4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome
do município. Pode colocar mais de um nome de município.
8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do
nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.
Assessoria de Comunicação CFA