Na noite desta terça-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco da Audiência Pública “Desafios dos 120 Anos de Administração – 60 Anos de Legado, 60 Anos de Futuro”. O evento foi promovido pela administradora e deputada distrital Paula Belmonte, com apoio institucional do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF).
Durante a audiência, debateu-se sobre a ocupação indevida em cargos de gestão e administrativos, e a exclusividade dos administradores nos concursos públicos, com foco na valorização dos profissionais formados em Administração e na necessidade de que cargos públicos – especialmente em saúde, educação e segurança – sejam ocupados por administradores qualificados.
A composição da mesa teve autoridades e representantes do setor público e privado: a parlamentar Paula Belmonte, que presidiu a audiência; o presidente do CRA-DF, Adm. Hélio Queiroz; o presidente da Comissão de segurança da CLDF, deputado João Cardoso; o coordenador da Câmara de Fiscalização e Registro do Conselho Federal de Administração, Adm. Filipe Coelho; o CEO da empresa RS Gestão Empresarial, Ricardo Salerno; o escritor e auditor fiscal, Adm. Manoel Albuquerque; a diretora de Relações Institucionais do CRA-DF, Admª Andrea Antinoro; o diretor de Administração e Finanças do CRA-DF, Adm. Ivan Calderon; e o diretor de Fiscalização do CRA-DF e subsecretário de Saúde do Distrito Federal, Rodrigo Vidal.
Paula ressaltou a importância da audiência para a valorização da Administração, enfatizando o papel estratégico dos administradores na construção de políticas públicas que impactem positivamente a sociedade. Para Hélio, o evento reforça o papel transformador da Administração na construção de um futuro mais ético, moderno e eficiente para a gestão pública e privada.
Segundo Andrea, a audiência é um marco para refletir sobre o legado da Administração e projetar os desafios e avanços da profissão para os próximos 60 anos. Ela destacou, ainda, o papel estratégico dos administradores na construção de uma sociedade mais eficiente, ética e inovadora, defendendo que esses profissionais sejam cada vez mais valorizados e respeitados, tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.
Representando o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, Filipe reforçou que é preciso cuidar da formação dos Administradores, para que eles, já na faculdade, saibam a importância da profissão e da Lei 4.769. “A parte da doutrina e da teoria é importante, mas é preciso que os estudantes saiam do ensino superior sabendo o que podem fazer e o que podem entregar para a sociedade”, disse. Filipe destacou, ainda, que há dados alarmantes sobre o tempo de duração das empresas que, no Brasil, dura em média cinco anos.
“O empresário entende do negócio, mas não entende da gestão. Por isso temos essa alta taxa de mortalidade e o profissional de Administração é a pessoa capaz para essa missão, capaz de estar dentro das organizações públicas e privadas e, em se tratando dos órgãos públicos, é ainda mais importante porque estamos lidando com recursos públicos”, enfatizou o administrador.
A audiência pública contou com a presença de 60 profissionais Administradores, 160 estudantes, parlamentares, o vice-presidente do Conselho de Contabilidade, representantes do Instituto Federal Brasília, Caixa Econômica, Tribunal de Contas da União, entre outros. A iniciativa integra as ações do CRA-DF para reforçar seu compromisso com a valorização da profissão e a construção de uma gestão cada vez mais moderna, ética e eficaz.
Assessoria de Comunicação CRA-DF
Assessoria de Comunicação CFA