Administradores.com: presidente do CFA participa de entrevista ao vivo

Administradores.com: presidente do CFA participa de entrevista ao vivo

Na tarde desta quinta-feira (5), o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, participou de uma transmissão ao vivo realizada pelo “Portal Administradores”, vinculado ao site administradores.com. Na ocasião, o administrador e apresentador, Leandro Vieira, questionou o líder da autarquia sobre ações e projetos voltados ao biênio 2019/2020.

Em continuidade, Mauro Kreuz destacou o trabalho a ser desenvolvido pela nova gestão. “A Gestão Compartilhada se propõe ao diferente – com compartilhamento de ideias –, nos sentidos horizontal e vertical dentro do CFA. Já na área externa, vamos abranger o Sistema CFA/CRAs, utilizando toda a cadeia de comunicação em prol dos Regionais. “Aquilo que tiver sustentabilidade financeira, compromisso com resultados e reciprocidade com os profissionais de Administração será mantido e empoderado”, disse.

A entrevista – via Skype – durou quase 35 minutos e tratou dos caminhos da profissão, da evolução da Administração no Brasil (com o apoio dos mais de 400 mil profissionais) e da capacitação dos administradores e tecnólogos no mercado de trabalho.

“Somos muitos, mas é importante a formação profissional relacionada à qualidade nos serviços prestados para atender as oportunidades que surgem por aí”, afirmou o líder da autarquia.

Participação dos internautas

O presidente do CFA também respondeu perguntas feitas por internautas. Em uma delas, o questionamento era sobre a suposta extinção da profissão até 2030.  “Essa previsão é fake [news]. A Administração não será alcançada pelos algoritmos, por isso as escolas de Administração precisam rever conceitualmente, metodologicamente e analiticamente a formação profissional dos “ADMs”. Nós somos uma área interdisciplinar, eclética e diferenciada. Temos vantagens enormes e competitivas para isso”, afirmou Mauro.

Certificação Profissional

Questionado sobre a certificação dos profissionais de Administração, Kreuz ressaltou que a autarquia possui o “Programa de certificação profissional”, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, certifica cinco áreas da profissão: Recursos Humanos; Finanças; Marketing e Vendas; Materiais e Logísticas; e Produção.

“No diálogo, estamos estabelecendo alguns acordos com as empresas para que, quando contratarem os profissionais de Administração, busquem aqueles com a certificação profissional, já denominado no requisito do recrutamento. Isso tornará o padrão mais homogêneo e, certamente, uma garantia efetiva de bons resultados”, concluiu o líder da autarquia.

Outros assuntos

Mauro Kreuz também falou sobre o posicionamento do CFA em relação ao crime de Brumadinho, a atuação do profissional no mercado de trabalho e a intervenção realizada pelo CFA no Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), por conta da fraude nas eleições.

Assessoria de Comunicação CFA

Fechar Menu