O segundo dia do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste (Erpa Sudeste 2025) contou com uma palestra que destacou a relevância e as oportunidades para os profissionais da área no campo do Terceiro Setor. O tema “Espaço de trabalho para o Administrador no Terceiro Setor” foi conduzido pelo Adm. Rogério Góes, diretor de Administração e Finanças do CRA-SP, e teve a apresentação da Admª. Isis Silva de Araújo, presidente do CRA-AL.
Durante sua fala, Rogério Góes ressaltou que o terceiro setor – composto por organizações sem fins lucrativos, fundações e associações – representa um vasto campo de atuação para os profissionais de Administração, especialmente em funções ligadas à gestão financeira, planejamento estratégico, captação de recursos e transparência na prestação de contas.
Segundo o palestrante, a profissionalização da gestão nessas instituições é cada vez mais necessária. “O Administrador tem um papel fundamental para garantir a sustentabilidade e a credibilidade das organizações do Terceiro Setor. Com a aplicação de técnicas modernas de gestão, é possível alinhar a missão social dessas entidades com resultados concretos e de impacto para a sociedade”, destacou.
O terceiro setor é um segmento que apresenta modelos de trabalhos emergentes, com novas formas de contratação e modelos de trabalhos. Para ilustrar, Rogério mostrou o exemplo do Instituto Articule, organização cujo propósito é promover mais efetividade nas políticas públicas por meio da promoção do diálogo e da articulação entre diferentes instituições do Poder Público e da Sociedade, fomentando um trabalho colaborativo pautado por uma agenda comum.
O palestrante também mostrou o perfil do profissional que o setor demanda e quais softs skills precisam ser desenvolvidas pelos administradores que desejam atuar profissional no terceiro setor.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
