A logística é uma especialidade da Administração responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. Ela envolve também a aplicação de conhecimentos de outras áreas como Engenharia, Economia, Contabilidade, Estatística, Marketing, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos.
O profissional da área de logística passou a ter uma visão mais globalizada, não ficando restrito ao seu elo da cadeia de suprimentos e enxergando todos os participantes desse segmento. O contato com o cliente final fez com que sentisse as dificuldades nas entregas e trabalhasse para uma melhoria contínua.
É um campo de atuação com grande absorção no mercado de trabalho, sendo mola-mestra em uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento da economia. Em uma empresa, os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada, evitando conflitos internos que podem prejudicar todo o planejamento logístico. Nesse caso, departamentos e colaboradores devem trabalhar juntos de forma positiva e com um único objetivo.
Realizar um bom trabalho em operações logísticas ajuda a reduzir os custos, proporcionando economia e maximização dos recursos. Criar um planejamento logístico é imprescindível e o administrador foi lapidado para construir esta peça tão importante na execução da logística.
Os profissionais de logística também precisam entender a cadeia de produção da empresa na qual prestam serviços e, principalmente, as variáveis do ambiente externo que consequentemente podem afetar seu trabalho. É de suma importância que o profissional de Administração busque a integração entre fornecedor e cliente.
Observando a logística no Brasil, mais precisamente nos diversos modais de transporte, presenciamos a grande necessidade de inserir a figura do administrador nas discussões e na execução dos planos de logística. O mercado é amplo para profissionais no transporte brasileiro, pois temos um país extenso e de grande produção agrícola e industrial que vem se desenvolvendo e exige profissionalismo na distribuição e no transporte.
Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 15.