Você está visualizando atualmente Administração de Materiais também é Certificada

Administração de Materiais também é Certificada

Área imprescindível dentro da organização precisa de gestores qualificados. Boa gestão do setor faz toda diferença para sucesso da empresa

A Administração é uma carreira com infinitas possibilidades. Como é uma área generalista, ela forma profissionais com múltiplas competências. Não é à toa, portanto, que o curso de bacharel em Administração é uma das áreas mais procuradas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação: em janeiro deste ano, o curso ficou em terceiro lugar com 185.813 inscritos.

Uma das áreas que um administrador pode atuar é a de Administração de Materiais. E engana-se quem pensa que o profissional desse setor cuida apenas do controle de estoques da organização. Segundo o coordenador da área de Administração de materiais e Logística da Fundação Getulio Vargas (FGV), Istvan Kasznar, essa é uma atividade complexa e que envolve vários fatores e é, assim, uma disciplina de suma importância para o administrador.

“Por isso existe uma certificação especial para atestar o conhecimento do profissional que atua nesse setor. Ele necessita, por exemplo, conhecer profundamente o sistema de produção, a geração de estoque, a mobilização e desmobilização de materiais”, disse o professor, referindo-se ao Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs que é oferecido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a FGV.

Profissionais de Administração que desejam obter a Certificação na área de Administração de Materiais – Logística terão seus conhecimentos aferidos por meio de uma prova elaborada pela FGV. Na avaliação serão cobrados assuntos como tipos de recursos; estoque de matérias-primas; estoque de produtos semi-elaborados; estoque de produtos acabados e de produtos de manutenção; estoque estratégico e fácil; estoque conjuntural; recurso material e patrimonial de uma organização; classificação de materiais; acompanhamento de pedido; recebimento de materiais; entre outros temas.

“Essas duas instituições – CFA e FGV – são enormemente reconhecidas na nossa sociedade. Essa prova é a determinação cabal de reconhecimento profissional a todos que participarem do Programa”, garante Istvan Kasznar. Ele explica, ainda, que a Cerificação fará toda a diferença no mercado de trabalho. “Para os empregadores, é sumamente importante saber quem, de fato, entende e domina a Administração de Materiais. A Certificação tem a função de reconhecer os profissionais qualificados e diferenciá-los dos demais”, afirma.

Para se ter ideia da importância da Administração de Materiais, o professor conta que a sustentabilidade da organização pode ser totalmente comprometida caso esse setor seja mal gerido. “Essa é uma área que envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeira e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios, alavancando os resultados da empresa como um todo”, completa Istvan Kasznar.

Inscrições – O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições podem ser feitas no site www.certificacao.cfa.org.br. As provas serão elaboradas e aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

A prova terá questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A proposta é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado).

A Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs terá validade de quatro anos. Após esse período, o profissional solicita a recertificação e passará por uma outra prova. “Esta condição proporcionará um processo de aperfeiçoamento contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz.

Para Istvan, o Programa é uma boa oportunidade para quem busca um diferencial na carreira. “Essa prova vai lhe assegurar e garantir, com o duplo selo de reconhecimento, caminho do Sucesso do sucesso profissional. Aproveite essa oportunidade, ela é única e, sobretudo, vai lhe dar oportunidade para ter mais prosperidade e galgar espaços melhores em sua carreira”, atestou o professor.

 

Assessoria de Comunicação CFA