Você está visualizando atualmente A nota do ENEM saiu, e agora? O CFA te ajuda a descobrir a profissão

A nota do ENEM saiu, e agora? O CFA te ajuda a descobrir a profissão

Mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado esperam ansiosos para ter acesso às notas das provas. O resultado será divulgado na próxima sexta (18), pela internet e pelo aplicativo oficial do Enem.

Os participantes terão acesso as notas quanto obtiveram em cada uma das provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.  A nota do Enem é calculada usando a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Para o estudante, fica a pergunta: “Qual curso escolher depois de receber a nota do ENEM?”. O Conselho Federal de Administração faz um raio X da profissão de administrador e das áreas de atuação para ajudar o estudante na escolha da profissão certa. Confira a seguir!

O Administrador

A imagem clássica do administrador é o gerente engravatado, fazendo uma pose séria enquanto conversa com colaboradores ou apresenta resultados em reunião. Mas você realmente sabe as atribuições de quem se forma no curso de Administração?

São várias as possibilidades para esse profissional. Com uma formação generalista, o graduado em Administração está pronto para assumir diferentes responsabilidades dentro de uma organização.

É um curso multidisciplinar

Você adora aprender vários conteúdos que estuda separadamente, mas se conectam? Essa multidisciplinaridade é fator muito presente na Administração de Empresas.

O bom administrador procura entender um pouco de tudo que influencia seu ambiente de trabalho e os negócios, com isso desenvolve o saber lidar com pessoas e entender a cultura local, as idas e vindas da economia, logística, situação política, controladoria, gestão, marketing e planejamento.

Tem amplo mercado de trabalho

Você já deve ter percebido que muitas instituições oferecem cursos de Administração de Empresas com alguma ênfase, não é mesmo? Isso é só mais um item que mostra a diversidade de áreas em que o administrador pode atuar. Hotelaria, Comércio Exterior, Marketing, Recursos Humanos, dentre outros. Você sabe o porquê?

Você pode se formar em algum curso destes com ênfase, como se já se especializasse nessas áreas durante a graduação, ou optar por uma formação geral. Independentemente da sua escolha, o administrador de empresas pode atuar em companhias de qualquer segmento ou porte, tendo o mercado de trabalho bastante amplo.

Possui vagas em concursos públicos

O sonho de muitos brasileiros são os grandes cargos conquistados com os concursos públicos. Não importa se o que os motiva são os altos salários, a estabilidade ou o status, existem tantas possibilidades de carreira para administradores no setor público que fazer Administração de Empresas é uma excelente opção (se a única certeza é querer ser um funcionário do governo).

Oferta várias opções de pós-graduação

O administrador pode, após se graduar, buscar pós-graduações tanto na área técnica quanto na área acadêmica e, assim, são infinitas as possibilidades de continuar os estudos.

Se o profissional trabalha em um banco, por exemplo, talvez seja excelente buscar uma especialização em mercado financeiro ou economia; se trabalha com Recursos Humanos, Comportamento Organizacional ou Psicologia, uma boa opção são os MBAs em Gestão Empresarial e de Negócios, que aprofundam o conhecimento em aspectos chaves desses segmentos.

Possibilita conhecimento amplo

Fazer Administração é uma excelente escolha não só do ponto de vista profissional, mas também do pessoal, uma vez que todo o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas da sua vida.

Para o administrador, é natural saber utilizar seu tempo da melhor maneira possível, seja para o trabalho ou para o lazer: equilibrar e se planejar sobre as contas de casa, entender melhor como as relações humanas podem influenciar no trabalho e, ainda, num encontro de amigos, encontrar soluções para diversos conflitos.

Lida com capacitação e coaching

Vários são os administradores que se dedicam a ajudar outros profissionais a gerenciarem melhor sua carreira. Essa prática é conhecida como coaching e vem se tornando cada vez mais comum.

Seja por meio de palestras, workshops, minicursos ou atendimentos personalizados, o administrador que optar por esse ramo de trabalho irá lidar diretamente com a capacitação de outras pessoas e profissionais em pontos de interesse da Administração, de forma a entender e aperfeiçoar suas funções.

Estes foram os seis pontos que achamos importante ressaltar sobre a escolha de fazer Administração, mas a lista é enorme! Confira no próximo especial.