Profissionais de Administração do norte do Brasil estão reunidos em Manaus-AM para participar do Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Norte 2023 (Erpa-Norte). O evento, que começou ontem, acontece no salão Rio Solimões, do Centro Cultural Palácio Rio Negro.
A solenidade que deu início ao Encontro foi bastante prestigiada por autoridades locais e membros do Sistema CFA/CRAs. O anfitrião do evento, o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Adm. José Colares, compôs a mesa de abertura.
Ao lado dele estavam: o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo; o diretor da Câmara de Relações Institucionais e Eventos do CFA, Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende; o superintendente adjunto de Projetos da Suframa, José da Silva Marques; o secretário de Administração e Gestão do Estado do Amazonas, Fabrício Cyrino Barbosa; e o subsecretário de Gestão de Processos da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão de Manaus, Adm. Márcio Rys Meirelles de Miranda que, na ocasião, representou a Prefeitura Municipal de Manaus.
Para Leonardo, o CRA-AM é um regional com grande prestígio e, a prova disso, é a presença das autoridades no evento. “É uma honra estar neste encontro representando o Sistema CFA/CRAs. Só tenho a agradecer aos que fazem o CRA-AM. É regional que é exemplo para os demais, pois tem feito um trabalho de excelência na região”, disse.
Esta é a primeira edição do evento na Região Norte e, segundo Colares, sediar o Encontro é motivo de grande orgulho para o regional amazonense. “Estou muito feliz com o andamento do evento, com o resultado que tem gerado. Conseguimos reunir autoridades políticas e empresariais e isso é muito valioso, pois mostra a gestão acontecendo na prática”, destacou o presidente do CRA-AM.
Júlio destacou a importância da parceria do CFA com os regionais da região. Para ele, o Encontro é uma forma de aproximar ainda mais o federal dos CRAs. “Estamos felizes com o início do Encontro, que irá percorrer todas as regiões brasileiras”, reforçou o diretor.
De acordo com Fabrício Cyrino, o Amazonas só tem a ganhar ao sediar o encontro. “Não adianta a gente querer evoluir para uma gestão mais eficiente se a gente não criar um ecossistema para isso. Por isso, este tipo de evento colabora muito para que avancemos”, disse.
O Erpa Norte conta com a presença de muitos presidentes de CRAs: Adm. Marcelo Gomes Soares (CRA-MS), Adm. Saturnino Moraes Ferreira (CRA-RR), Adm. Carlos eloy (CRA-SE), e o Adm. Fábio Lúcio (CRA-PA).
Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra magna “Políticas de Desenvolvimento na Amazônia – Gestão, sustentabilidade e práticas compartilhadas”. Com o tema “Oportunidades e Desafios para o Profissional de Administração da Região Norte”, o Erpa Norte reúne os principais nomes da profissão na região para conduzir palestras e painéis sobre os mais variados assuntos.
O evento continua nesta quinta-feira, 11, e segue até amanhã, 12 de maio, quando está previsto um city tour por Manaus. O Erpa Norte é híbrido, com transmissão pelo Canal CRA-AM Play. Paralelo ao evento ocorre o 4° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA