Mercado de trabalho para os profissionais de Administração foi o tema da palestra proferida pelos presidentes do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino. O evento aconteceu hoje, 3 de abril, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Fortaleza-CE, e reuniu alunos do curso de Administração Pública e o ex-presidente do CRA-AC, doutor e professor da Unilab, Adm. João Coêlho da Silva Neto.
Durante o evento, os palestrantes abordaram não só as tendências da profissão, como também destacaram os desafios e oportunidades na área da Administração. Tanto alunos quanto professores lotaram o auditório e puderam trocar experiências com os palestrantes e tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho.
Na palestra, Rogério destacou a importância da Administração como uma profissão em constante evolução e enfatizou a necessidade de uma formação sólida para os novos profissionais da área.
“A Administração é uma ciência que está sempre em movimento e evolução. É preciso estar atualizado e preparado para as mudanças que acontecem no mercado”, disse o presidente do regional cearense.
Segundo Leonardo Macedo, os profissionais de Administração têm uma grande responsabilidade social, pois lidam com gestão de recursos e pessoas.
“Por isso, é fundamental que tenhamos uma atuação ética e comprometida com a sociedade”, afirmou Macedo.
Os alunos e professores presentes na palestra agradeceram aos palestrantes pela oportunidade de conhecer mais sobre o mercado de trabalho na área de Administração. “Foi uma palestra muito esclarecedora e inspiradora. Agora tenho uma visão mais ampla do mercado e das oportunidades que posso ter como profissional de administração”, comentou a estudante de Administração Pública, Carla Alves.
Além dos presidentes do CRA-CE e CFA, o diretor de Fiscalização do CRA-CE, Tecnólogo Giovane Vieira; e o vice-presidente do CRA-CE e atual presidente da Associação de Administradores do Estado do Ceará (AADECE), Adm. Lamarck Mesquita, também estiveram presentes na palestra. Ambos tiveram a oportunidade de trocar ideias com os palestrantes e compartilhar experiências com alunos e professores presentes no evento.
Sobre a Unilab
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é universidade federal para alunos do Brasil e de países lusofanos. Está vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil e tem sede na cidade de Redenção, cidade cearense que leva esse nome em homenagem ao Ceará ser o primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura.
A Unilab foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. De acordo com a legislação, ela tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.
As atividades administrativas e acadêmicas da Unilab se concentram nos Estados brasileiros do Ceará e da Bahia. No Ceará, a universidade conta com unidades nos municípios de Redenção e Acarape. Na Bahia, a Unilab está presente no município de São Francisco do Conde.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
Com informações do CRA-CE