A Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi o palco da Primeira Reunião Ordinária de 2023 do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O encontro marcou a retomada do Fórum, definição do calendário de reuniões e a escolha dos coordenadores dos comitês temáticos.
Cerca de 50 órgãos e entidades de todo o país fazem parte dos trabalhos. A reunião teve na mesa de abertura a presença do Vice-Presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, do presidente do Fórum Permanente MDIC-SEMPE, Milton Coelho Neto, e do presidente da CNI, Robson Andrade.
Geraldo Alckmin destacou aos presentes a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do país. Foi ressaltado ainda que entre as ações em benefício do setor estão simplificar os impostos, fazer a reforma tributária e também já está sendo trabalhada a implementação da nova ancoragem fiscal para dar boas condições para redução gradativa da taxa de juros.
“O empenho é total para fazer as empresas crescerem e eu tenho certeza que o Fórum vai poder trazer boas contribuições para que possamos trabalhar juntos em benefício do país. Gerar emprego, renda e fortalecer a indústria, principalmente a micro e pequena empresa”.
Milton Coelho Neto afirmou que este ano será de retomada e o encontro é o pontapé inicial para a força de trabalho superar os desafios enfrentados. A presença do representante do Governo Federal é um símbolo de impulso para o Fórum.
“ A reunião hoje tem o significado de retomada da atividade econômica no Brasil. Saímos de um período de certa letargia para enfrentar desafios, vencer eles e trazer produtividade para o setor com segurança jurídica e simplificação tributária”.
O Conselho Federal de Administração foi representado pelo Adm. Mauro Leonidas, conselheiro e diretor da Câmara de Comunicação e Marketing do CFA. Durante o Fórum, Mauro Leonidas foi escolhido como coordenador do Comitê de Racionalização Legal e Burocrática.
“O Fórum Permanente promove políticas públicas e neste momento em que o país necessita dessas políticas me sinto honrado como Administrador e empreendedor em coordenar um comitê que irá trabalhar a desburocratização para o mercado”.
Ao todo, o Fórum conta com sete comitês atuantes nas mais diversas áreas. Entre as principais missões para o ano também está a reforma tributária e o avanço da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA