No dia 10 de março, os conselhos profissionais paraenses formalizaram a criação do Fórum Regional dos Conselhos Profissionais do Pará. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA), Ian Blois, e o presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), Adm. Fábio Lúcio Cavalcante, foram designados para serem o presidente e o vice-presidente, respectivamente, do Fórum.
A iniciativa nasceu em 2022, quando os conselhos se reuniam para discutir o impacto de Projetos de Lei que prejudicam as profissões. É o caso do PL nº 3.081/2022, de autoria do ex-deputado federal, Tiago Mitraud. A proposta apresentada pelo parlamentar quer desregulamentar as profissões.
“Em consonância com o fórum dos conselhos de classe a nível nacional, no Pará, vimos a necessidade de ter uma organização de todas as profissões regulamentadas para que pudéssemos discutir políticas públicas e, principalmente, ter uma cooperação técnica e corroborando entre todos os conselhos com as melhores práticas adotadas em cada Regional”, ressaltou Ian Blois.
O presidente do CRA-PA enfatizou a importância da presença dos dirigentes das entidades e a união entre os Conselhos que deve direcionar as ações futuras para fortalecer as reivindicações das categorias.
“A proposta é unificar os debates e construir uma pauta única no que diz respeito a todos os conselhos profissionais. Inclusive, neste momento, estamos trabalhando essa questão da luta contra o PL 3081/2022, até por fazer parte da Comissão Especial de Ações Parlamentares dentro do Conselho Federal de Administração (CFA)”, explicou Fábio Lúcio.
O Fórum Regional dos Conselhos Profissionais é formado hoje pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCPA); de Administração (CRAPA); de Engenharia e Agronomia (CREAPA); de Nutricionistas (CRN7); de Odontologia (CROPA), dos Representantes Comerciais (COREPA), dos Corretores de Imóveis (CRECIPA) e Economia (CORECONPA).
O presidente do CORECON-PA, Pablo Damasceno, foi designado para ser secretário geral. A reunião que marcou a criação oficial da Frente teve, ainda, a participação do presidente do CRO-PA, Marcelo Folha; do contador do CRN7, Paulo Nazareno da Silva; da Procuradora do CREA-PA, Bárbara Feio; so Diretor Secretário do CORE-PA, Luiz Fernando de Souza Stein; do Superintendente do CRC-PA, Marcio Cordovil; e da gerente Executiva do CORECON-PA, Maria Goretti Sarmanho.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
Com informações do CRA-PA