O Brasil é o quinto país com o maior número de usuários nas redes sociais. Segundo dados da Statista, são mais de 160 milhões de pessoas conectadas e a estimativa é que esse número cresça 13% até 2025. Com esse aumento, é importante empresas de todos os portes estarem presentes na internet.
Porém, além das redes tradicionais que conhecemos – Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo, existe uma nova onda surgindo: as redes sociais nichadas. A administradora Ana Cecília Luchiari Lima atua na DeliRec, uma rede voltada para apaixonados por gastronomia. Ela explica como funciona.
“As redes sociais nichadas, ou de nicho, são plataformas que reúnem em um único lugar pessoas com interesse em comum. Existem aplicativos segmentados de vários temas como música, literatura, gastronomia, artes, vários outros. Um exemplo de rede social nichada é o DeliRec, voltada para gastronomia, um local onde o público de interesse são pessoas desse nicho ou que têm curiosidade por esse universo; onde é possível encontrar receitas e se conectar com outras pessoas, assim como acontece com redes tradicionais, como Facebook, Twitter, Instagram.”
De acordo com dados da Sortlist, o Brasil é o segundo país mais conectado no mundo. Os brasileiros passam, em média, mais de 10 horas na internet. A administradora ressalta a importância de possuir perfis ativos em mídias sociais.
A estratégia é essencial para que o público descubra o seu negócio. Por outro lado, muitas vezes, os anúncios se perdem nas redes tradicionais e o público pode não receber o conteúdo disponibilizado, aí a relevância das plataformas segmentadas.
“Para as empresas, principalmente as de pequeno porte, as redes sociais nichadas são importantes para que elas conheçam o seu público de interesse. Dessa forma, podem gerar uma comunicação mais eficaz e um engajamento maior. Além disso essas redes fortalecem a imagem da marca no mercado com as pessoas que buscam por algo no segmento. Também podem gerar mais tráfego para os seus próprios sites e mais visualização e nas linhas e nos seus novos produtos, ou seja, potencializa a empresa para as pessoas que buscam algo daquele ramo e depois para os demais”.
Para quem pretende apostar nessa estratégia Ana Cecilia Luchiari recomenda como primeiro passo delimitar o público alvo e depois se certificar se a rede social nichada realmente corresponde ao segmento do seu negócio.
Denise Coelho
Repórter Rádio ADM