Você está visualizando atualmente Grupo de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia conhece o IGM-CFA

Grupo de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia conhece o IGM-CFA

O diretor da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP-CFA), Fábio Macêdo, participou, no último dia 2 de dezembro, da videoconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia (Geitec/UNIR). O evento teve como objetivos gerar e disseminar conhecimento sobre tecnologia de gestão de projetos públicos com foco no desenvolvimento integrado da Amazônia.

Na ocasião, Fábio fez uma apresentação do Índice CFA de Governança Municipal, o IGM-CFA. Ele explicou a metodologia do Índice, estudo feito pelo CFA, por meio da CGP, que auxilia gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

Atualmente, a ferramenta abrange 5.750 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real. Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo e, de forma prática, mostrou como a ferramenta funciona.

“O IGM-CFA é um projeto público. No site do CFA os interessados têm acesso ao estudo com dados atualizados de 2021 e lá já temos reflexo do impacto da pandemia nos municípios”, disse o diretor. Ele reforçou, ainda, que o Índice pode ser usado para análise ambiental, definição de metas e coleta de informações municipais. “O IGM serve para levantar informações internas, que poderão subsidiar a análise SWOT e o planejamento estratégico, tático e operacional, porque eu tenho, ali, um retrato do meu município e dos municípios que têm o mesmo porte que o meu. Aí entra a questão das metas”, explicou Fábio.

O diretor também falou das informações disponíveis no acesso exclusivo do IGM-CFA e de outros produtos que o CFA criou para facilitar a gestão municipal. Em seguida, Fábio apresentou, na prática, a ferramenta e como utilizá-la para identificar as informações municipais.

A videoconferência teve, ainda, a participação do coordenador do Geitec/UNIR/CNPq, professor doutor Flávio de São Pedro Filho; e da vice-coordenadora do Geitec e mestranda do Profiap/UNIR, Leimara Marinho Silva. Clique aqui e assista o evento na íntegra.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA