Iniciativa visa aumentar força do grupo em prol do desenvolvimento do setor no país
Na última quarta-feira (2) aconteceu no auditório do Sebrae, em Brasília (DF), a segunda Reunião Plenária do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas. O evento contou com a presença de representantes das câmaras temáticas do Fórum, como o conselheiro federal do CFA, Mauro Leonidas, e do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa.
Outras autoridades também estiveram no evento, como o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Inovação — do Ministério da Economia, Gustavo Ene; e a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (que é também secretária técnica do Fórum Permanente), Juliana Natrielli.
Entre os assuntos abordados no evento estavam a apresentação de resultados parciais de cada comitê temático, o lançamento da 3ª edição da Semana Nacional de Crédito e a apresentação da nova estrutura do Fórum Permanente das MPEs (presidência e secretaria técnica). Também aconteceu a indicação de projetos prioritários da Subsecretaria do Fórum e as apresentações: da Plataforma de Oportunidade-MicroLegis e da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das MPEs.
Para o secretário Gustavo Ene, a linha de crédito pode ser uma poderosa ferramenta para alavancar as MPEs em seu desenvolvimento. “Para vermos as empresas crescerem, temos que produzir bons resultados e desenvolver um sistema de crédito, gerando um ciclo vitorioso de novos investimentos”, comentou.
O fórum trouxe, ainda, a proposta de agenda anual para 2020 e a divulgação do site institucional e do Instagram, do Fórum Permanente das MPEs. Durante a reunião, a subsecretária, Juliana Natrielli, ressaltou a importância em promover projetos segmentados e comprometidos com os pequenos negócios do país e apresentou as principais entregas do Fórum Permanente, relativas ao ano de 2019.
Natrielli explicou a nova estrutura do Fórum, vinculado ao Ministério da Economia, e comentou a criação do novo Comitê Temático do Microempreendedor Individual. “Temos vivido um período de transição, mas esta é uma grande oportunidade de contribuirmos, ainda mais, com o desenvolvimento da economia e do setor, no país”, ressaltou.
Diante do que viu no Fórum, o representante do CFA, conselheiro Mauro Leonidas, avaliou com otimismo as iniciativas e propostas apresentadas durante o evento. “Creio que tem sido um período bastante produtivo. Mas tenho certeza de que podemos fazer, ainda mais, para contribuir com o crescimento das MPEs, em termos de capacitação e multiplicadores de conhecimento”, avaliou.
Leon Santos – Assessoria de Comunicação (CFA)