No momento, você está visualizando [ CFA ] Nota de pesar – Adm. Ailema Pucú

[ CFA ] Nota de pesar – Adm. Ailema Pucú

É com grande pesar que o Conselho Federal de Administração (CFA) comunica o falecimento da Adm. Ailema da Silva Pucú. Carinhosamente chamada de Dona Ailema, ela era muito querida no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) por ter dedicado a vida à Administração.

Ailema era funcionária do CFA desde 1978. Sua atuação no Conselho foi marcada pelo empenho invejável. Avessa à tecnologia, a sua mesa de trabalho tinha apenas blocos de notas, lápis e caneta. Entretanto, a sua produção intelectual inspirava a todos. Além disso, Ailema se destacava por sua conduta ilibada, altiva, proativa e sua obstinação em entregar o trabalho bem feito e no prazo determinado.

Aluna do Adm. Belmiro Siqueira, Ailema sempre falava, com orgulho, da satisfação que tinha de ter vivenciado a época em que o patrono da Administração foi presidente do CFA. E ela trabalhou não só com Belmiro, mas com quase todos os Administradores que presidiram o CFA como Adm. Guilherme Quintanilha de Almeida, Adm. Luis Carlos Aires Barreira Nanan, Adm. Heroni de Assunção Jacques, Adm. Marco Antônio de Brito Carvalho, Adm. Duaran Leão Duarte, Adm. Gilmar Camargo de Almeida, Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade, Adm. Roberto Carvalho Cardoso e Adm. Sebastião Luiz de Mello.

No início da gestão do Adm. Wagner Siqueira, em janeiro de 2017, Ailema já estava licenciada por motivos de saúde e, infelizmente, faleceu antes de retomar suas atividades no CFA, onde exercia o cargo de Assessora Especial da Presidência. Entretanto, quando ainda era presidente do CRA-RJ, Wagner homenageou Dona Ailema durante o XXII Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) em razão das várias décadas de serviços prestados ao Sistema. Naquela ocasião, Wagner comentou: “Uma vida dedicada a uma sucessão de gestos sempre em prol do desenvolvimento da nossa profissão e isso me emociona. A competência profissional, a seriedade a tudo que se dedica, mas também a ternura, o amor ao próximo, a simpatia e, acima de tudo, a serenidade adotada nos momentos mais difíceis do Sistema CFA/CRAs. Sem dúvida, é uma homenagem merecida”, disse Wagner Siqueira.

A sua dedicação rendeu muitas outras homenagens, não só do CFA, mas de vários CRAs. No Jubileu de Ouro da profissão, por exemplo, ela foi laureada por ser a funcionária de destaque no Sistema.

Ailema deixa uma filha, duas netas e um casal de bisnetos. O velório acontecerá amanhã, 9 de junho,a partir das 8h, na Capela 2 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O enterro será às 10:30 h.