O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Wagner Siqueira, tomou posse hoje, 1º de junho, na Academia Nacional de Economia (ANE). Ele foi eleito para compor o quadro de Notáveis Imortais das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da entidade e, além disso, Wagner foi confirmado como novo acadêmico Titular da Cátedra 123.
O evento aconteceu do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ). O público lotou o auditório do local para prestigiar a solenidade. Os novos membros da ANE foram chamados um a um para receberem o certificado e assinarem o livro de posse.
Wagner recebeu o certificado de seu padrinho na ANE, o Adm. Hélio Tito Simões de Arruda. Ele é presidente do CRA-MT e também é membro da Academia. Em seu discurso, Wagner falou um pouco da atual situação política do país, afirmando que há uma degradação dos valores morais e a Academia tem um papel relevante para o exercício da cidadania. “É preciso a presença cidadã da nação brasileira para que o Estado efetivamente seja uma nação politicamente organizada e reflita os desejos dessa cidadania, os interesses, as aspirações, as suas crenças, as suas realidades. Para isso, é preciso sim um verdadeiro novo pacto social que não vai se resolver com eleição direta, nem com eleição indireta, mas com a construção e fortalecimento da cidadania”, disse.
O presidente do CFA falou, ainda, da honra em ser convidado para integrar a Academia. “A loucura do Hélio Tito de me indicar e que, certamente, fez com que os demais companheiros pudessem ratificar o meu nome. Recebo com muita humildade essa menção honrosa. Recebo isso como uma expressão de milhares de colegas de profissão”, agradeceu, emocionando, Wagner Siqueira. Ao final de seu discurso, ele foi ovacionado pelo público que estava presente na solenidade.
A honra foi conferida a Wagner Siqueira após votação durante a Assembleia Geral da Academia. O cargo é conferido aos profissionais, de notória competência e saber, em qualquer das ciências ou profissões abrangida pela sociedade.