Moradores do Rio de Janeiro ganharam uma nova ferramenta para cobrar melhorias dos serviços públicos do estado. Com 20 categorias de reclamações, o aplicativo Minha Bronca reúne as mais várias denúncias dos cidadãos — desde problemas de iluminação, buracos nas ruas, até vazamentos de água. As denúncias podem ser feitas diretamente pelo celular e são postadas no Facebook, para que os seguidores possam comentar, curtir e compartilhar as broncas, com o intuito de pressionar cada vez mais os órgãos responsáveis.
Seja com o sistema Android ou IOS, qualquer pessoa com um smartphone pode baixar o aplicativo e fazer uma reclamação, com foto, denunciando problemas nos serviços. Uma mensagem automática é enviada para a equipe do aplicativo, que direciona a reclamação para o órgão público responsável, que a insere no perfil do Minha Bronca no Facebook. Assim, os usuários podem acompanhar os locais e órgãos que mais recebem “broncas” ou podem monitorar quais instituições não deram a devida atenção à reclamação. A plataforma não limita o número de reclamações por usuário nem restringe o tamanho ou número de fotos.
Segundo o idealizador do Minha Bronca, Allan Titonelli, a ferramenta permite à sociedade utilizar o celular para ajudar o poder público a resolver os problemas.
— O Minha Bronca não é apenas mais uma forma de reclamar nas redes sociais, mas um sistema que direciona as reclamações e promove a união da população pela melhoria das suas cidades — explica Titonelli.
Nesta primeira fase, o Minha Bronca funcionará nos 92 municípios do Rio. Até dezembro, o serviço deverá ser ampliado para todos os estados brasileiros.
Fonte: O Globo