Rio de Janeiro ganha novo aplicativo para fiscalizar serviços públicos

Moradores do Rio de Janeiro ganharam uma nova ferramenta para cobrar melhorias dos serviços públicos do estado. Com 20 categorias de reclamações, o aplicativo Minha Bronca reúne as mais várias denúncias dos cidadãos — desde problemas de iluminação, buracos nas ruas, até vazamentos de água. As denúncias podem ser feitas diretamente pelo celular e são postadas no Facebook, para que os seguidores possam comentar, curtir e compartilhar as broncas, com o intuito de pressionar cada vez mais os órgãos responsáveis.

Seja com o sistema Android ou IOS, qualquer pessoa com um smartphone pode baixar o aplicativo e fazer uma reclamação, com foto, denunciando problemas nos serviços. Uma mensagem automática é enviada para a equipe do aplicativo, que direciona a reclamação para o órgão público responsável, que a insere no perfil do Minha Bronca no Facebook. Assim, os usuários podem acompanhar os locais e órgãos que mais recebem “broncas” ou podem monitorar quais instituições não deram a devida atenção à reclamação. A plataforma não limita o número de reclamações por usuário nem restringe o tamanho ou número de fotos.

Segundo o idealizador do Minha Bronca, Allan Titonelli, a ferramenta permite à sociedade utilizar o celular para ajudar o poder público a resolver os problemas.

— O Minha Bronca não é apenas mais uma forma de reclamar nas redes sociais, mas um sistema que direciona as reclamações e promove a união da população pela melhoria das suas cidades — explica Titonelli.

Nesta primeira fase, o Minha Bronca funcionará nos 92 municípios do Rio. Até dezembro, o serviço deverá ser ampliado para todos os estados brasileiros.

Fonte: O Globo