Como propostas sobre novos mercados e grupos temáticos, diretoria alinha estratégias para ampliar atuação da Administração na América Latina
A Diretoria da Organização Latino Americana de Administração (OLA) esteve em Brasília, na última quarta (26), para tratar de pautas da segunda reunião ordinária do Conselho Diretivo da entidade.
“Por ser um lugar muito importante, decidimos fazer aqui. E uma das decisões mais importantes tomadas foi sobre as atividades do congresso internacional para o ano que vem, assim como outros temas que tratamos de planejar para 2026”, destacou o secretário da OLA, Lic. Wilfrido Lomaquis, do CAPY Paraguay.
A OLA é uma entidade que busca promover a integração, o desenvolvimento profissional, científico e acadêmico dos administradores na América Latina por meio de instituições acadêmicas e profissionais do continente. A gestão 2024/2026 é composta por membros que incluem representantes do Conselho Federal de Administração. O vice-presidente da autarquia, Adm. Gilmar Camargo, é o vice-presidente da Zona Sul e durante a reunião no CFA, liderou importantes demandas como a criação de grupos de trabalho.
O objetivo, segundo o administrador, é melhorar o enfoque e direcionar as ações da OLA como forma de integrar os países e os membros com interesses comuns, como mulheres administradoras, jovens administradores e profissionais 50+. Esses três segmentos já têm grupos temáticos no CFA e podem servir de exemplo.
“Havia sugerido também criar um grupo de empreendimento e desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Outra sugestão foi a composição de um grupo para discutir e democratizar a realização de grandes eventos da OLA pelos países membros”, salientou o vice-presidente do CFA.
Gilmar Camargo propôs, ainda, discutir novos mercados de trabalho em administração para além dos tradicionais como produção, marketing e recursos humanos. Dentre os segmentos citados e que abrem um leque de atuação profissional estão a administração condominial e a gestão da saúde, que estão avançando no Brasil.
O Conselho Federal de Administração também viabiliza cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado por meio de convênios com preços mais acessíveis para potencializar a formação profissional dos profissionais da área. Agora, discute como alavancar esses currículos nos países membros da OLA.
A reunião da Diretoria da OLA no Brasil teve a presença do presidente, Lic. Dr. José Luis Sotelo Torpoco, do CLAD Perú. Já o vice-presidente da Zona Norte, o Lic. Carlos Balmore Santos, de ASPAE El Salvador, a tesoureira, Lic. Violeta Calderón, do CLAD Perú, e o diretor adjunto, PhD. Marcelo Guillen, do CADEB Bolivia, participaram virtualmente.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA
