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Acordo busca elevar eficiência e profissionalização da gestão pública municipal no Acre

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado entre o Conselho Federal de Administração (CFA) e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), busca reforçar a gestão pública e elevar o nível de profissionalização da gestão pública municipal em todo o estado.

A parceria é resultado de uma reunião de alinhamento liderada pela Câmara de Gestão Pública do CFA, que se reuniu em novembro com o representante da associação William Fernandes.

Após o encontro, ficou acordado a elaboração do acordo. Segundo o diretor da CGP, Adm. Emerson Arantes, a parceria aproxima o Conselho Regional da Administração e o Conselho Federal dos gestores públicos para profissionalizar a gestão municipal em torno da governança.

“A gente quer fortalecer a gestão municipal a partir dos indicadores do IGM-CFA. Nós temos o diagnóstico municipal e queremos disponibilizá-lo aos municípios para auxiliar as gestões a tomar as melhores decisões. Nós apresentamos esse índice no Acre e ele foi muito bem recebido e elogiado”, garantiu o diretor.

Com a celebração do acordo de cooperação técnica, Arantes espera que outras iniciativas avancem em todo país.

“Federação Goiana de Municípios, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e Associação Rondoniense de Municípios também já estão se encaminhando, com a autorização da diretoria do CFA, para que a gente fortaleça a cooperação técnica com as ações de municípios com utilização de inteligência em dados para a melhoria da gestão pública municipal”, explicou.

Além de fortalecer a gestão pública, a aliança entre as entidades vai ampliar a inserção dos profissionais de Administração gabaritados nos municípios para contribuir com o aprimoramento e o desenvolvimento municipal.

 

 


Workshop de Gestão Pública

O Acre também recebeu o Workshop de Gestão Pública no mês de novembro, conduzido pelo diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Arantes, coordenador da CGP, Tec. Marcelo Gomes, e o membro da CGP, Adm. Isaías Alves.

O evento destacou o uso do Índice CFA de Gestão Municipal (IGM-CFA), uma ferramenta estratégica para gestores municipais definirem seu diagnóstico em áreas-chave e, assim, priorizar políticas públicas de forma mais eficaz. Durante a capacitação, administradores foram treinados para atuar como assessores técnicos ou consultores na esfera pública, ampliando sua inserção profissional.

O Workshop de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Federal de Administração através da Câmara de Gestão Pública, já passou por diversos estados em edição especial pelos Jubileu de Diamante – 60 anos da Administração no Brasil, reforçando o compromisso com os profissionais de administração promovendo a atuação no âmbito público

No Acre, o evento também contou com a premiação do primeiro lugar no ranking de excelência em governança municipal à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o prefeito Zequinha Lima recebeu o certificado em reconhecimento ao município pela boa gestão administrativa e o planejamento estratégico.

 

 


Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA