No momento, você está visualizando No Ceará, 1º ENTEG debate a qualidade e os avanços dos cursos superiores de formação técnica ofertados no país

No Ceará, 1º ENTEG debate a qualidade e os avanços dos cursos superiores de formação técnica ofertados no país

Crescimento de matrículas em cursos de nível técnico em gestão e negócios nos últimos anos reforça a necessidade de avaliar a qualidade do ensino

No dia 22 de outubro, aconteceu, em Fortaleza-CE, o 1º Encontro Nacional de Cursos Tecnológicos em Gestão e Negócios (ENTEG 2025). O evento inédito reuniu grandes especialistas, profissionais, professores, pesquisadores da área, bem como conselheiros regionais e federais da administração para discutir a evolução e a qualidade dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) que estão sendo ofertados no Brasil.

Como parte da programação oficial do 36º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), o ENTEG surgiu com o propósito de suprir a ausência de fóruns específicos voltados para debater a realidade dos tecnólogos em gestão. Entre os assuntos, a edição abordou os processos de formação acadêmica dos futuros tecnólogos; refletiu a adequação das matrizes curriculares, metodologias do ensino e qualificação do corpo docente, gestores e coordenadores dos cursos; além das tendências e transformações do mundo do trabalho.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, feito pelo Inep/MEC, os cursos da área de Gestão e Negócios têm ganhado notoriedade ao longo dos anos, sendo um dos mais procurados entre os tecnólogos. Durante o evento, o diretor da Câmara de Formação e Educação (CFE/CFA), Adm. Júlio Rezende destacou o fortalecimento das formações nesse nível e enfatizou a importância da continuidade do ENTEG nos próximos anos.

“Em 2003, tínhamos em torno de mil cursos, e hoje já são mais de dez mil espalhados em todo o país. Além das discussões sobre o futuro da formação dos tecnólogos, essa primeira edição nos oportuniza fazer uma avaliação do evento para discutir as estratégias futuras e darmos continuidade ao evento para que ele se torne cada vez maior”, citou.

O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). Para o presidente da Angrad, Edson Sadao, essa foi a primeira edição de muitas outras, que irão possibilitar o aprimoramento contínuo da formação de tecnólogos.

“Estima-se que ⅓ dos matriculados nas áreas de administração e negócios estão nos cursos de formação tecnológica. Portanto, essa é uma discussão importante e que contribuirá para que todos tenham insights e levem as melhores experiências, propostas e reflexões necessárias para avançarmos na melhoria da qualidade dos cursos tecnológicos no Brasil”, reforçou. 

Ao final do evento, a vice-diretora da CFE/CFA e conselheira federal pelo estado de Santa Catarina, Admª Isabela Fornari Muller, trouxe ao público a reflexão do que foi trazido nos painéis e palestras, que deve ser prioridade para uma formação de qualidade dos estudantes desses cursos. Entre os pontos, a administradora mencionou a necessidade da aproximação entre instituições de Ensino Superior (IES) e mercado de trabalho, na promoção da aprendizagem dos estudantes; a preocupação com a revisão curricular dos cursos; a capacitação do corpo docente; e a força da parceria para a construção de um aprendizado de qualidade.

“Precisamos, principalmente,  refletir sobre qual o propósito e o sentido da educação que a Angrad, o CFA e todas as Instituições de Ensino Superior querem para o nosso Brasil”, finalizou.

Ana Paula Sousa 

Assessoria de Comunicação CFA