A 30ª edição do Congresso Nacional de Administração (CONAD) consolidou mais uma vez sua relevância como um dos maiores encontros da área no país. Realizado em Goiânia (GO), o evento contou com a presença de mais de 500 participantes presenciais e atraiu mais de 2 mil inscritos na modalidade online, reunindo profissionais, estudantes, educadores, empreendedores e lideranças da Administração em torno de um tema atual e inspirador: “Administração 60 anos: Transformando Desafios em Oportunidades na Era da Inteligência Artificial”.
O auditório lotado já na abertura mostrou a força do evento, que se integra às comemorações dos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Na ocasião, foram homenageados profissionais de destaque na Administração, além da apresentação oficial do selo comemorativo dos Correios em celebração aos 30 anos do CONAD. O presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, ressaltou a importância do congresso como parte da trajetória histórica da profissão.
“Mais uma edição do nosso CONAD, que já é uma tradição do nosso Sistema e que eleva a nossa profissão, mostrando a importância da nossa área. São temas importantes que estamos debatendo, mais uma vez, em um evento que integra as comemorações dos nossos 60 anos. Estamos percorrendo todo o imenso Brasil com encontros regionais e, em breve, teremos o Fórum Internacional. Tudo faz parte desse diálogo constante que mantemos com os nossos profissionais, estudantes, educadores, empreendedores e inovadores”.
O anfitrião do congresso, presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz, destacou o papel da coletividade e o engajamento dos participantes para o sucesso da edição.
“O CONAD é reconhecido como um dos maiores e melhores eventos da categoria. Agradeço ao Conselho Federal de Administração, aos nossos parceiros e, principalmente, aos participantes. Os congressistas são a razão de ser do CONAD. Por isso, preparamos toda a programação com base em indicações e recomendações obtidas por meio de uma pesquisa. Um verdadeiro sucesso, esta 30ª edição do Conad”.
A palestra magna ficou a cargo do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com o tema “Cenário Econômico – Conjuntura Política e Econômica Brasileira”. Com olhar crítico sobre os desafios nacionais, ele destacou a importância da boa gestão e da capacidade de planejamento.
“Embora a corrupção seja um grande drama nacional, o colapso administrativo é ainda mais grave. O maior desperdício de recursos e fonte de ineficiência no Brasil está na má gestão. Planejar, conhecer o problema, entender suas variáveis, o contexto de riscos e oportunidades, e estabelecer com clareza metas, prazos, avaliação, controle e supervisão, é tudo o que falta ao Brasil. E é justamente essa a arte que a Administração oferece”.
Para o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, o CONAD cumpre papel decisivo na conexão entre novas gerações e o Sistema CFA/CRAs.
“Esse congresso tem uma característica muito importante para a profissão: atrai muitos jovens e estudantes dos cursos de Administração. Essa é uma forma de aproximar o futuro da profissão das entidades do Sistema e fortalecer a formação de novos profissionais. Neste ano do Jubileu, o Conad complementa o conjunto de eventos comemorativos”.
A programação do segundo dia começou com a palestra “O Cooperativismo na Essência”, conduzida por Nárcia Kelly. Em seguida, o público acompanhou a palestra “Liderança na Era da Inteligência Artificial: Como se Adaptar e Potencializar a Alta Performance”, apresentada por Leandro Figueiredo, que trouxe reflexões sobre as mudanças de liderança na era digital.
Um dos momentos mais emocionantes foi a palestra surpresa com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que falou sobre o papel estratégico dos administradores no país:
“Aqui estão os líderes. O CONAD é um encontro importante para reunir aqueles que direcionam, que fazem o encaminhamento e dão o tom de como está a situação do país. Os administradores são fundamentais. É preciso fortalecer as profissões e valorizar o administrador, pois é ele quem avalia, direciona e trabalha de forma sincronizada. Hoje trago, em minha palestra, o tema Inteligência Artificial, um novo momento que estamos vivendo no Brasil e no mundo”.

A palestra magna do segundo dia foi ministrada pelo campeão olímpico Dante Amaral, com o tema “Mentalidade Campeã: Como Alcançar o que Aparece Impossível”, que emocionou e motivou o público ao compartilhar sua trajetória de superação no esporte e na vida. A programação também contou com uma conferência internacional intitulada “Administração é a arte de construir castelos e encantar pessoas”, ampliando o diálogo sobre o papel global da profissão.
Sacha Bourdette e Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA
