A cartilha Gestão em Saúde, elaborada pela Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde (CEGSS) do Conselho Federal de Administração (CFA), foi lançada nesta quinta-feira (31/10) durante o Erpa Sudeste, em Vitória (ES). O documento esclarece que a gestão das organizações de saúde tem se destacado devido a suas complexas e diversas demandas, além da necessidade dessas organizações se tornarem cada vez mais eficientes, competitivas, seguras e sustentáveis. A cartilha aborda, além disso, as competências para a gestão, como conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (saber fazer acontecer).
A formação do Administrador também é um dos destaques, ressaltando que envolve um conjunto de práticas, capaz de trazer contribuições, inovações e experiências para além da formação profissional. O material traz ainda uma reflexão sobre o papel do profissional de Administração no Setor de Saúde. Como um direito Constitucional, é preciso garantir ações para o acesso universal e a redução de riscos, considerando uma gestão eficiente e eficaz. A cartilha sobre Gestão de Serviços em Saúde inclui, por fim, a fundamentação legal que respalda o papel e a atuação do profissional de Administração.
Durante o lançamento, o vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Gilmar Camargo, explicou que o trabalho feito pela CEGSS atendeu um pedido do deputado distrital, Jorge Viana. O parlamentar alertou para a necessidade de toda a unidade de saúde ter médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e administrador. “Resultado: 400 administradores concursados que estavam aguardando convocação, foram chamados para assumir a gestão das unidades de saúde no Distrito Federal. E isso pode acontecer no Brasil inteiro. E esse material evoluiu, virou a conclusão do trabalho deles e desse trabalho virou uma cartilha que nós vamos distribuir para todo o Brasil”, revelou Camargo enquanto mostrava a cartilha ao público do Erpa, que será distribuída aos CRAs.
O Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, informou que o Ministério da Educação atendeu o pedido da CEGSS para que fosse recomendado às universidades que insiram conteúdos de Gestão em Saúde em suas grades curriculares dos cursos de Administração. A Comissão Especial de Gestão de Serviços é composta pelo Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, coordenador, pela Adm.ª Cláudia de Souza Pereira Abreu, vice-coordenadora, pelos membros Adm. Marcelo Iwersen, Adm. Marco Antônio de Lima Rosas, Adm. Josimar Sousa Maciel.
Para conferir a versão digital da cartilha, basta acessar:
https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2024/10/Saude-E01-web.pdf
Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação CFA