Ao longo da semana o CFAPlay montou uma programação especial em comemoração ao Dia do Profissional de Administração. Na quarta-feira foi ao ar o Podcast da Administração, que contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, e do diretor da Câmara de Fiscalização e Registro, Adm. Sérgio Rauber.
O programa trouxe um bate papo bem leve e descontraído para apresentar ao público as ações em comemoração aos 59 anos da regulamentação da profissão, o balanço da gestão, fiscalização, mercado de trabalho e o futuro da profissão. O podcast durou pouco mais de uma hora e pode ser conferido na íntegra no canal do CFA no youtube.
Para o presidente do CFA esse momento de comemoração das quase seis décadas da regulamentação da profissão são fundamentais para valorizar ainda mais todo o caminho percorrido até aqui. Leonardo Macedo afirma ainda que o profissional de administração tem de se sentir valorizado, pois é fundamental para o desenvolvimento do país.
“A ciência da administração permeia todo o nosso dia a dia. Então não tem como deixar de amar essa nossa profissão porque ela é muito importante não só para o cidadão, não só para uma comunidade, não só para uma empresa, mas para toda a nossa sociedade”.
Um dos temas destacados também foi a atuação do profissional na gestão pública. O presidente lembrou que o tema foi destaque no Senado Federal, com o discurso do ministro do Tribunal de Contas da União, o administrador Augusto Nardes.
“A gestão pública precisa do trabalho dos administradores. Nós temos estudos que dizem que a má gestão ela custa cinco vezes mais do que a própria corrupção. Então os entes públicos carecem do nosso trabalho e nós precisamos cada vez mais inserir os nossos profissionais no mercado de trabalho”.
Outra temática amplamente discutida foi a fiscalização e atuação do profissional no mercado de trabalho. O diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Sérgio Rauber, destacou o apoio que o setor tem recebido da direção para desenvolver ações que impactam na realidade do país.
“Nós temos um presidente que acredita na fiscalização porque imagina eu o diretor de uma fiscalização e não ter o apoio do Presidente não vale nada, não anda. Hoje nós temos o apoio incondicional do presidente ele que dá as as as deixas para fazer um prospecta e nós vamos encaminhando, minha equipe vai encaminhando”.
O presidente do CFA afirmou que ao longo da gestão o objetivo tem sido dar apoio aos regionais na fiscalização. Para isso foram firmadas diversas parcerias com o governo federal, criadas ferramentas, como o Prospecta Lícita, Prospecta Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
“Passamos a dar todos os subsídios possíveis e necessários aos 27 Conselhos Regionais para fazer a fiscalização, porque como disse fiscalizando nós estamos garantindo primeiramente a existência da nossa profissão, depois as prerrogativas dos nossos profissionais de administração e por fim estamos protegendo a sociedade de maus profissionais”.
Sérgio Rauber afirma que as ações já têm garantido grandes resultados.
“Nossa nossa fiscalização não é punitiva. O que nós queremos é empregabilidade do nosso administrador, ter nosso administrador registrado para ele estar no lugar certo, por exemplo, toda empresa que nós registramos, que nós fiscalizamos tem que contratar um responsável técnico. É mais um administrador que não está empregado que vai ter um emprego”.
Todo o bate papo pode ser conferido no link abaixo.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA