Você está visualizando atualmente Líderes da Administração participam de programa do LIDER Metropolitano

Líderes da Administração participam de programa do LIDER Metropolitano

Presentes do CFA e CRA-CE destacaram o IGM como ferramenta de suporte aos municípios


Na quinta-feira (11/7), os presidentes do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, e do Conselho Regional de Administração do Ceará, Adm. Francisco Rogério Cristino, foram convidados do Programa “Gente que faz”, do LIDER Metropolitano, para falar da profissão, prestes a completar 59 anos de regulamentação no Brasil.

Os líderes foram recebidos pelo articulador do Escritório Regional do Sebrae na Região Metropolitano, Pedro Silva. Durante o encontro, Macedo lembrou a missão do órgão que rege o exercício profissional da Administração.

“É promover a ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, orientando, fiscalizando e normatizando a profissão.”

O programa LIDER tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. O programa prevê, além da definição de um sistema de governança, um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento. Por isso, o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) foi um dos principais destaques.

Os presidentes do CFA e CRA-CE apresentaram a ferramenta de auxílio aos gestores públicos. A plataforma desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração reúne dados e avalia práticas aplicadas em cada cenário para ajudar as prefeituras na elaboração de planos de ação com foco na melhoria dos municípios brasileiros.

O Índice faz essa análise a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Algumas prefeituras têm se beneficiado da iniciativa para levantar dados e desenvolver projetos em várias áreas, como saneamento, saúde, educação, segurança pública, entre outras.

Por meio do IGM-CFA, é possível ver os pontos positivos, negativos e assim ter um mapeamento da situação, com informações estratégicas no âmbito do planejamento estratégico e melhoria da governança municipal. Além disso, é uma ferramenta de pesquisa para a população acompanhar como os municípios utilizam seus recursos públicos.


Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA