O XVIII Fórum Internacional de Administração começou, nesta quarta-feira, 04/12. Pela quarta vez na história do FIA, um dos maiores encontros de profissionais de Administração do mundo é realizado no Rio Grande do Sul.
Com auditório lotado no Hotel Master Gramado, o presidente do CRA-RS, o Adm. Flávio Abreu, anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos participantes.
“O Fórum Internacional de Administração é mais do que um evento, é uma celebração do conhecimento, da inovação e da colaboração. É uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam no campo da Administração e para construirmos juntos um futuro mais eficaz, eficiente, ético e sustentável.”
Na sequência, foi a vez da secretária da Administração de Gramado, Débora Brantes, falar aos participantes do FIA, que acontece pela terceira vez na cidade da Serra Gaúcha.
“A gente fica muito contente sempre que vocês voltam e fazem esse Fórum aqui. Sejam todos bem-vindos, que sejam dias de muito aprendizado, de troca de experiências e que engrandeçam ainda mais a área da Administração.”
Representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, o Adm. Jonas Machado, também discursou na mesa de abertura.
“Há sete meses, o nosso estado estava desconectado. Eu não tenho a menor dúvida que foram administradores que fizeram gestão de recursos, coordenaram equipes, acompanharam prazos e colocaram novamente a sociedade gaúcha no patamar que deve estar hoje.”
Em seu discurso, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, também lembrou dos eventos climáticos adversos que assolaram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, marcando a maior tragédia ambiental da história do estado.
“No Rio Grande do Sul, é necessário mais administradores, administradores que saibam fazer a reconstrução, mas em todo o Brasil e em todo o mundo. Porque neste mundo em mudança, se não soubermos gerenciar os recursos que temos e aplicá-los da melhor forma, certamente não alcançaremos o sucesso.”
O presidente do Conselho Federal de Administração, o Adm. Leonardo Macedo, finalizou os discursos de abertura reforçando a importância do tema desta edição.
“O tema central, o Estado da Arte da Administração, assunto que nos convida a refletir, aprender e construir juntos o futuro da nossa profissão. Este momento é mais do que uma celebração do conhecimento. É um encontro de mentes comprometidas em superar desafios, ampliar horizontes e moldar sociedades mais sustentáveis e equitativas por meio da ciência da administração.”
O líder nacional da Administração enalteceu, ainda, a força do povo gaúcho frente às adversidades após as enchentes e reforçou o papel dos profissionais de Administração na reconstrução do Rio Grande do Sul e de uma sociedade em constante mudança.
“Já não é mais suficiente planejar e controlar. Devemos antes compreender as complexidades do mundo contemporâneo e nos antecipar a elas. Necessário que a Administração transcenda a ciência operacional para se tornar um motor de inovação, inclusão e impacto social”, alertou.
A abertura do Fórum Internacional de Administração também teve apresentação musical da cantora Shana Müller. Além de cantar os hinos nacional e gaúcho, a artista da música regional presenteou a plateia com uma brilhante apresentação.
Durante os próximos dois dias, o FIA vai promover debates, palestras e painéis com renomados nomes da Administração do Brasil e de mais 10 países. A maioria dos palestrantes vai compartilhar conhecimentos presencialmente com a plateia no auditório e com o público virtual.
Neste ano, o evento oficial do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração, completa 35 anos com passagens históricas em volta do mundo, já tendo passado por vários países, além de diversas cidades do Brasil. Para acompanhar toda a programação pelo CFAPlay, acesse o site fia.org.br e inscreva-se.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA