No momento, você está visualizando Workshop realizado pelo CFA na Bahia leva boas práticas e ferramentas de compliance e governança

Workshop realizado pelo CFA na Bahia leva boas práticas e ferramentas de compliance e governança

O Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) realizaram, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, workshop de Governança e Controle. O objetivo foi gerar conhecimento e boas práticas sobre o Painel Gerencial, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do TCU e o aprimoramento da Transparência no Sistema CFA/CRAs.

O evento foi conduzido pelo diretor da Câmara de Governança e Controle do CFA (CGC/CFA), Adm. Fábio Mendes Macedo, e pelo coordenador da mesma câmara, Adm. Cássio de Mattos Dias. Segundo Macedo, o evento visa fortalecer a governança, o controle e a transparência na administração pública e privada, destacando a importância da qualificação dos profissionais da área.

Ainda de acordo com Macedo, o treinamento possui várias etapas. A primeira é voltada aos profissionais de administração, momento em que eles têm o primeiro contato com a governança e com as políticas de integridade e compliance: com isso, eles observam os nichos de mercado e oportunidades de trabalho.

Já no segundo dia, o workshop é feito junto aos conselheiros e funcionários dos CRAs, com uma abordagem mais interna, uma espécie de “lavagem de roupa suja”. Nela destaca-se aquilo que está sendo feito dentro da instituição e já não está em conformidade com a lei.

“Neste momento, apresentamos o painel gerencial, o planejamento estratégico, o plano nacional de combate à corrupção, entre outras temáticas. Já no terceiro e o quarto dia fazemos uma espécie de assessoria, caminhando por cada área dos CRAs para deixar sugestões de melhoria de gestão e governança individualizada”, explica Macedo.

Em todos CRAs

Perguntado sobre o motivo de o treinamento ter sido realizado na Bahia, Macedo explicou que o CRA-BA solicitou este treinamento para ser realizado em novembro, mas que a intenção é que ele ocorra em todos os CRAs, nas 27 unidades da federação. Completou ao dizer que, até o momento, o treinamento já ocorreu em 11 estados e no CFA.

“Estávamos atrasados em relação a essas orientações da CGU e TCU. Em resumo, esse workshop veio para readequar às melhores práticas de governança e gestão, e caminhar de acordo com as leis que regem esses temas, bem como de olho nas melhores práticas da gestão pública”, finaliza.

Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA