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Vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira, modalidade livro, traz texto que educa e muda mindset

Com o texto “O administrador hoje: uma profissão diante da complexidade”, presente no livro “Tendências da Administração em Debate” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2021), o administrador e professor João Pinheiro de Barros Neto ganhou o primeiro lugar na modalidade livro, no Prêmio Belmiro Siqueira, edição 2022. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Barros Neto, que é professor de administração na PUC-SP, traz uma linha histórica sobre a trajetória da administração (como ciência e profissão) — desde a antiga Mesopotâmia até o mercado de trabalho atual — e impressiona com o resultado final. Com um texto envolvente e educativo, ele analisa os fenômenos socioeconômicos mais recentes, tais como a Quarta Revolução Industrial e a Sociedade 5.0, e os relaciona às habilidades técnicas e comportamentais necessárias para sobreviver e vencer no mercado de trabalho.

Na Quarta Revolução Industrial (Revolução 4.0), ele narra que acontece a convergência tecnológica entre máquinas, pessoas e inteligência artificial. Na sequência, explica o que é ‘Sociedade 5.0’ (baseada em tecnologia e centrada no ser humano da Quarta Revolução Industrial) e define o movimento como sociedade não monetária, caracterizada pelo uso intensivo de dados (big-data), integração (entre homem e máquina) e conectividade (internet das coisas – IoT), em que, juntos, deverão mudar o paradigma atual, pois coloca a tecnologia a favor do atendimento das necessidades humanas.

O ponto alto de sua análise acontece quando ilustra o que são e como as ‘Hard Skills’, ‘Soft Skills’ e ‘Power Skills’ (essa última como resultado da união das duas primeiras) têm mudado o mercado laboral. Sobre as Hard Skills, Barros Neto explica que são competências técnicas necessárias à realização de uma tarefa, atividade ou função, que pode ser ensinada e aprendida por meio de ações como treinamentos, cursos e workshops.

“Aqueles que não utilizarem a tecnologia como ferramenta, fatalmente colocarão suas carreiras profissionais em risco, pois renunciarão a mais qualidade, maior produtividade e menos reclamações de clientes. Usar a tecnologia a seu favor é o novo campo das Hard Skills”, define.

Soft Skills

Ao conceituar Soft Skill (competências sociais e emocionais relacionadas à vivência das pessoas), o pesquisador destaca que diante da Quarta Revolução Industrial, tais habilidades tendem a ser cada vez mais valorizadas por representarem um diferencial competitivo aos profissionais. Ele explica que para haver seu desenvolvimento é necessário, sobretudo, autoconhecimento. 

Para Barros Neto, ao contrário das Hard Skills, cuja aprendizagem é rápida e os resultados logo aparecem, as Soft Skills somente se manifestam de modo consistente em médio e longo prazos. Ele acrescenta que identificar as Soft Skills de um colaborador é importante para que a organização seja capaz de empregar suas competências de maneira estratégica, ao reter talentos e engajar colaboradores de uma organização.

“As Soft Skills fazem parte do que constitui uma boa pessoa e também um bom profissional. Elas dizem respeito ao jeito de ser do indivíduo, quando bem desenvolvidas”, avalia.

Power Skills

Ainda segundo o professor João Pinheiro de Barros Neto, as Power Skills são uma sobreposição de competências. São uma soma sinérgica de duas ou mais competências, tanto hard quanto soft, ao mesmo tempo, que fazem a diferença no desempenho e resultado apresentados.

“Elas (Power Skills) são competências que só são desenvolvidas pela experiência, quando a pessoa é exposta às mais variadas situações e desafios e tem que resolvê-los. Ou seja, aprende-se as power skills com a vida, errando e acertando, criando uma forma de agir toda própria”, explica.

Barros Neto vai além ao explicar que a liderança é uma Power Skill, por excelência, uma vez que não se trata de apenas de uma competência, mas de um conjunto delas que foram desenvolvidas pela experiência.

“É justamente quando se soma as competências técnicas (hard) com as competências comportamentais (soft) que se potencializa os conhecimentos e se eleva a capacidade profissional para outro nível, mais destacado. Às vezes, até surpreendente, pois é um desempenho superior que só foi possível obter porque houve a interação entre os dois tipos de Skills”, diz.

Leon Rosa Santos
Assessoria de Comunicação do CFA.