A Universidade da Amazônia (Unama) de Belém do Pará realizou, na tarde desta quarta-feira, 25/06, a inauguração da Sala de Doutorado em Administração. O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), movimentou a comunidade acadêmica e o Sistema CFA/CRAs.
O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, prestigiou a inauguração. Segundo ele, é o amor pela profissão que conduziu todos do Sistema CFA/CRAs até aqui. “E nada melhor do que estar aqui, no verdadeiro templo da administração, que é a Unama, esta instituição de ensino que tem excelentes cursos, do nível técnico até o strictu sensu. Esta casa que é amiga da ciência da administração”, afirmou.
Quem também esteve presente no evento foi a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabeth Grunvald. Na oportunidade, ela falou da importância da Administração, sobretudo para o setor produtivo. “Portanto, essa profissão que, neste ano, completa 60 anos, deve sim ser celebrada, é sim para ser estimulada. As minhas palavras são de alegria de estar aqui, mas sobretudo de agradecer a Unama por toda essa trajetória maravilhosa”, disse.
Para a reitora da Unama, professora Betânia Fidalgo, a inauguração da sala representa a importância da formação em Administração. “Em um mundo hoje tão líquido, onde as informações chegam na palma da mão, elas se confundem com o conhecimento. Por isso, ter uma sala da Administração na Unama, ao lado de três presidentes, é de um simbolismo enorme, porque demonstra que a sociedade avança à medida em que a educação consegue chegar a pessoas que antes não tinham acesso a ela”, destacou a docente.
Betânia ressaltou, ainda, que a Administração é a “mola propulsora do país” e que a ciência da Administração está explodindo, indo para o mundo por meio das teses, dissertações e projetos de pesquisa. Em seguida, a reitora comentou que a instituição de ensino já diplomou mais de 100 mil profissionais, sendo cerca de 10 mil na área de Administração, ao longo dos seus 50 anos de história.
Um dos egressos da Unama e que faz parte dessas estatísticas é o presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio. Em razão da sua trajetória na Unama, ele foi agraciado com a comenda Unama. Visivelmente surpreso, ele agradeceu a homenagem. “Essa casa não me deu só o estudo, essa casa me deu muitas oportunidades. Eu sou pernambucano, mas vim morar no Pará e aqui eu decidi fazer meu negócio. Foi aí que eu entrei na administração, pois eu precisava tocar meu negócio”, contou o presidente.
Ao final da solenidade de inauguração, Fábio Lúcio entregou a medalha Jubileu de Diamante da Administração para a Unama, que foi recebido pela reitora Betânia Fidalgo. Ela agradeceu o reconhecimento e ratificou o compromisso da Unama com o ensino da Administração e as novas DCNs do curso de bacharelado em Administração.
Ao final, Leonardo Macedo foi presenteado com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, título dado a Virgem Maria com forte devoção em Belém do Pará.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
