Você está visualizando atualmente Trabalho reconhecido: presidente do CFA recebe homenagem em Manaus

Trabalho reconhecido: presidente do CFA recebe homenagem em Manaus

O Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) foi celebrado em uma solenidade que homenageou os profissionais de administração que tiveram papel fundamental na história do regional e que contribuíram significativamente para a valorização da Ciência da Administração. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz, prestigiou o evento e foi um dos homenageados.

Na abertura da cerimônia, o presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, falou da alegria em estar à frente da autarquia em um momento tão simbólico.

“São 50 anos de compromisso com os profissionais de administração, buscando promover a ciência da administração e a valorização desta classe tão importante para o desenvolvimento de nosso estado/país. Nesse meio século de atuação temos uma  certeza: somos parte do Sistema CFA/CRAs e reconhecemos  a importância da união de todos em prol de nossa profissão. ”, agradeceu.

Novamente, o presidente do CFA demonstrou sua gratidão por fazer parte da celebração do Jubileu de Ouro do CRA-AM. “É um  grande orgulho ver essa comemoração. Só comemora a história quem soube fazer história. Nós, aqui, fizemos história e ela foi homenageada nesta noite. A história não se faz sozinha, ela é feita coletivamente. Muitos abnegados colegas deram sua contribuição nesse meio século. Em uma sociedade, onde as corporações não têm longevidade, comemorar 50 anos é importante”, disse.

Mauro recebe homenagem do CRA-AM.

Contudo, apesar do clima festivo, Mauro voltou a falar da necessidade de se fazer uma reflexão sobre a profissão. De acordo com ele, o país ainda nega a Ciência da Administração para ser administrado. “Somos a sétima economia em riquezas e a 82ª em pobreza. Quem explica esse abismo? Ele não é de agora, mas vem de décadas com modelos econômicos equivocados, concentradores de renda e de riqueza, desprovidos da Ciência da Administração, que tem um compromisso com o desenvolvimento econômico, mas também social.”, destacou.

Mauro falou da importância do agronegócio brasileiro e criticou o fato de que, ainda em 2022, haja tantos brasileiros com alguma deficiência alimentar: 115 milhões de brasileiros nesse cenário. “Isso é falta de administração. Falta ao Brasil um projeto estratégico de nação, de desenvolvimento nacional. Todas as nações desenvolvidas têm um projeto de nação. Nos Estados Unidos, não importa se é Republicano ou Democrata, quando as questões de soberania nacional estão em perigo, eles se unem pois, no projeto deles, nenhum presidente poderá se sobrepor a esse projeto”, afirmou.

Para acabar com isso, o administrador fala que é necessário ousar, romper com a inércia e construir, por meio da Ciência da Administração, um projeto estratégico de desenvolvimento nacional. “Caso contrário, continuaremos uma fábrica de pobres”, alertou o presidente do CFA.

Ronison Oliveira, um dos vendedores do Prêmio Belmiro Siqueira 2021

Ele apresentou, ainda, dados da administração. São cerca de seis milhões de bacharéis em Administração ou tecnólogos em determinada área da Administração, mestres, técnicos. Contudo, o Sistema CFA/CRAs tem apenas meio milhão de profissionais registrados.

“Poderíamos ser seis milhões. Onde estão os outros? Essa é a busca que já começamos a fazer. Vamos garimpá-los, pois eles estão fazendo exercício ilegal da profissão. A é uma ciência inquestionável e precisa ser respeitada. Seja pelas organizações públicas ou privadas, a sociedade brasileira não suporta mais amadorismo”, garantiu.

Após o discurso, Mauro foi homenageado pelo CRA-AM. Ele recebeu um certificado e um troféu em reconhecimento pelo trabalho que desenvolve pela Ciência da Administração. Além disso, o presidente do CFA fez a entrega do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2021 para o segundo colocado na categoria “Artigo Profissional”, Ronison Oliveira da Silva. Ele é autor do artigo “Impactos da pandemia de covid-19 no empreendedorismo digital: percepção de empreendedores manauaras sobre o cenário atual e as tendências para o futuro” e foi indicado pelo CRA-AM.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA