O Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou nesta quarta-feira (27), na Controladoria Geral da União (CGU) e na Agência Nacional das Águas (ANA), o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e contou com a presença de representantes da presidência da República. Nas reuniões a ferramenta social foi discutida como subsídio na tomada de decisões relacionadas ao saneamento básico do país.
Segundo o relatório explicado aos presentes pelo idealizador da ferramenta, o administrador José Chaves, o sistema permite avaliar a gestão em diversos aspectos e de forma detalhada, como o consumo médio per capita de água e índice de coleta de esgoto, por exemplo.
Desde o ano passado, a autarquia vem trabalhando uma possível parceria entre municípios e agências reguladoras com a utilização de mais de setenta indicadores do sistema CFA-Gesae. “Nossa intenção é ajudar na gestão dos municípios com a empregabilidade de profissionais de Administração”, disse a diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), Gracita Barbosa.
IGM/CFA
O Índice CFA de Governança Municipal também foi apresentado durante a reunião na Agência Nacional das Águas. Na ocasião, a vice-diretora de Gestão Pública (CGP), Ivany Oliveira, explicou o funcionamento da nova versão do índice “IGM 2.0” e a composição da ferramenta.
“A reunião foi produtiva pelo compartilhamento de dados que podem ajudar o prefeito a identificar oportunidades de melhorias na gestão do saneamento básico”, concluiu Ivany Oliveira.
Assessoria de Comunicação CFA