Você está visualizando atualmente Setor aumenta inovação nos países e é grande gerador de empregos

Setor aumenta inovação nos países e é grande gerador de empregos

Futuro da indústria é fator-chave para o desenvolvimento nacional. Plano voltado para o setor é divisor de águas para reativar espaço perdido no comércio exterior

Por Ana Graciele Gonçalves e Leon Santos

Há décadas o Brasil carece de um plano estratégico de desenvolvimento econômico voltado para a indústria — é o que afirma o presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), Venilton Tadini. De acordo com o executivo, o último plano do tipo de que se tem notícia aconteceu na década de 1970.

Tadini afirma, ainda, que apesar de a iniciativa privada ser responsável pelos atuais 65% dos recursos destinados à área, ainda seriam necessários R$ 374,1 bilhões, até 2032, para melhorar a infraestrutura que emperra a economia brasileira. “Para haver a reindustrialização seria preciso um programa que transcendesse as ações da iniciativa privada, e por isso é necessário maior participação do poder público”, afirma.

A importância do setor é essencial para o crescimento da economia brasileira. A indústria é responsável por 22,2% do PIB brasileiro (R$ 357,19 bilhões) e por 20,9% dos empregos formais no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), de 2021.

O que poderia alavancar a economia brasileira é hoje um gargalo. De um lado, a indústria brasileira agoniza e cede espaço para concorrentes internacionais, por outro, empregos nacionais deixam de ser gerados.

De acordo com estudo, de 2021, do ‘Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial’, há 25 anos a indústria brasileira tinha o dobro do tamanho econômico em relação ao agronegócio e ao extrativismo no PIB brasileiro. Então, fica a pergunta: o que seria necessário para a reindustrialização do país, para garantir a empregabilidade das futuras gerações e resguardar o futuro econômico da nação?

Para o presidente do ‘Centro Nacional de Modernização Empresarial’ e coordenador do ‘Grupo de Excelência de Gestão Pública do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP)’, Lívio Giosa, a desindustrialização nacional ocorreu de fato, e de forma intensa, porque deixaram de se preocupar com o segmento. Por outro lado, países como China, Coréia e o mercado europeu aprimoraram suas atividades em relação aos equipamentos — muito mais inovadores e uso intenso de tecnologia — e na intensificação e capacitação da mão de obra.

“O Brasil foi ficando para trás e, depois, o que aconteceu foi uma intensificação muito grande da importação. Fomos perdendo espaço de atuação interna para o mercado externo e não houve em nenhum momento algo que pudesse favorecer a indústria para que ela pudesse ser cada vez mais competitiva”, explica Giosa.

Cenário

Para o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e diretor diretor-presidente da ‘Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp)’, Cristiano Heckert, a desindustrialização do país é motivada por três principais fatores. Um deles é o ambiente regulatório, ainda bastante complexo.

“Fazer negócios no Brasil é complexo. Tem custos de transação muito altos, e a despeito de a gente estar evoluindo em rankings como ‘Doing Business’ e ‘Governo Digital’, ainda é muito custoso montar um negócio e realizar transações no Brasil”, critica Heckert.

O segundo fator são os gargalos na infraestrutura e na educação, o que inclui formação de mão de obra adequada aos tempos atuais. Ele diz que não à toa o Brasil está na lanterna nas avaliações internacionais do segmento.

“Enquanto a sociedade brasileira não valorizar a educação e de fato melhorá-la, em termos de escolaridade, qualidade do aprendizado e retenção de conhecimento em todas as camadas sociais—, vamos ficar cada vez menos competitivos. Isso tanto do ponto de vista industrial e, principalmente, na indústria do conhecimento”, avalia Heckert.

Clique, aqui, e leia o restante da matéria.