Todos os dias milhares de brasileiros buscam atendimento na rede pública, sem sucesso. Qual a solução? O que pode ser feito no âmbito da gestão para melhorar os serviços prestados à população? A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE em 2013, revelou que 70% da população usa, exclusivamente, o Sistema Único de Saúde para o acesso à saúde.
A partir da próxima segunda-feira (1) você confere no CFAPlay a nova série do Conselho Federal de Administração (CFA), Gestão em Saúde. Ela foi idealizada pelo CFA para mostrar o descaso do Estado com relação à Saúde Pública no Brasil e mostrar o relevante papel dos administradores hospitalares, que têm a capacidade de driblar essa problemática. Nossa equipe ouviu pacientes em três estados brasileiros. Viajamos mais de doze mil quilômetros para mostrar onde e porquê a Saúde funciona.
A série será dividida em três episódios e no primeiro você vai conhecer a história da Cleia que precisou recorrer à rede privada para conseguir atendimento. Vai entender porquê a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, uma instituição filantrópica, deu certo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de atendimentos realizados no SUS em 2019, até o mês de março, já superou a casa dos 200 milhões. Nossa equipe conversou com o CFO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para entender como é a gestão de hospitais referência.
Conhecido pela precariedade no atendimento, o SUS tem exemplos de administração hospitalar profissional que fazem a diferença na vida das pessoas. No último episódio, a série Gestão em Saúde traz um deles: Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, mais conhecido como Hospital Brigadeiro.
Fique ligado e confira em: cfaplay.org.br
Assessoria de Comunicacão CFA