A semana teve início com uma intensa agenda de trabalho no Sistema CFA/CRAs, voltada ao fortalecimento da Administração e ao planejamento estratégico para os próximos anos. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e o vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo, atuaram em processos, projetos e ações estruturantes que impactam diretamente a atuação dos Conselhos Regionais e o relacionamento com os profissionais da área.
As atividades foram marcadas por reuniões, despachos administrativos e deliberações importantes com foco no ano de 2026, reforçando o compromisso da gestão com a modernização, a eficiência e a valorização da profissão.
Atuação da Presidência
Durante a semana, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, realizou o envio de diversos ofícios, o despacho e a assinatura de portarias, além de avançar no Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (PRODER).
Segundo o presidente, também foi feito um balanço das ações de fiscalização, além de debates sobre investimentos no ensino e a criação de um sistema próprio de autoatendimento do CFA, com foco em uma plataforma mais interativa, acessível e eficiente, que contribua para melhorar o relacionamento entre o Sistema CFA/CRAs e os profissionais registrados.
Um dos principais destaques foi a definição do orçamento do PRODER para este ano. “Em 2026, o CFA vai disponibilizar R$ 12 milhões para o fundo do PRODER, destinados a apoiar os Conselhos Regionais na melhoria do atendimento aos profissionais e à sociedade”, destacou o presidente.
Planejamento e organização interna
O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, ressaltou que a semana também foi dedicada à finalização e complementação do calendário institucional do CFA para 2026, que já havia sido aprovado em Plenária. “Estamos complementando o calendário com eventos institucionais, agenda da presidência, da vice-presidência, do setor financeiro, além de eventos externos, como os da OLA, reuniões do Conselhão e atividades com parceiros. Esse ajuste deixa o calendário mais completo e acessível à diretoria e aos conselheiros”, explicou.
Gilmar Camargo também informou que está em andamento a redefinição das Comissões e Grupos de Trabalho do CFA. Ele destacou a diferença entre os dois formatos. “As Comissões de Estudos Estratégicos atuam na relação com o mercado. Já os Grupos de Trabalho tratam de processos internos. Ambos contam com especialistas e a coordenação de Conselheiros, com o objetivo de estudar, pesquisar, buscar experiências externas e apresentar propostas para apreciação e aprovação do plenário”, destacou.
Compromisso com o fortalecimento da Administração
Durante a semana foi realizada também uma reunião de alinhamento geral com toda equipe do CFA. As ações desenvolvidas ao longo da semana reforçam o compromisso com a gestão estratégica, a inovação, a qualificação institucional e a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema, sempre em benefício da sociedade e dos profissionais da Administração.
