No momento, você está visualizando Segundo dia do FIA encerra com painel sobre Governança e Compliance

Segundo dia do FIA encerra com painel sobre Governança e Compliance

Conhecer os alicerces para assegurar que uma empresa se mantenha firme em meio a desafios e mudanças foram discutidas na última palestra do segundo dia do Fórum Internacional de Administração (FIA) na tarde desta quinta-feira (5), em Gramado. A mediação do painel Governança e Compliance ficou por conta da mestre em Administração e coordenadora do Núcleo de Integridade e Compliance do Conselho Regional de Administração (CRA-SC), Samara Bernardino. 

Abrindo o painel, o FIA recebeu direto dos Estados Unidos o pesquisador sênior do Programa de Governança Corporativa da Faculdade de Direito de Harvard, Stephen M. Davis. Ele elogiou o Brasil e destacou o mercado regulatório e de investimentos no mundo. 

“O Brasil está na frente nos mercados de melhores práticas de governança. Empresas que utilizam oportunidades que estão fora da contabilidade tradicional, chamando de investimentos de 360 graus garantiria que os investidores estariam olhando para ampla gama de insights incluindo ESG”.

O especialista norte-americano também fez um panorama das crises que o mundo enfrenta e o impacto nos negócios.

“As crises trouxeram outra questão: uma onda de pressão sobre as empresas para evitar questões políticas e sociais, seja sobre saúde pública ou guerras. Equidade de gênero ou direitos de trabalhadores também surgem nesse cenário. Por exemplo, nos Estados Unidos um grupo determinou apoio para as instituições democráticas dizendo que a estabilidade política é um componente essencial para o crescimento dos negócios, muitos outros decidiram não se envolver de qualquer forma. Surgiram críticas de que algumas empresas deveriam ficar silenciosas e outras que deveriam se posicionar.” 

O administrador de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis, Carlos Biedermann, foi o segundo painelista e ele ressaltou o papel da governança para as estratégias.

“Uma empresa que tem uma boa prática de governança corporativa, ela melhora a confiança dos investidores, acionistas e todos os stakeholders. Hoje os conceitos ampliaram muito a relação da empresa com a sociedade como um todo. A governança é super importante para reduzir riscos de fraude e corrupção, ou seja, compliance, melhorar as condições de acesso ao mercado de capitais e de crédito. As companhias que têm boa governança têm mais acesso a crédito e ao mercado de capitais. Uma companhia sem uma boa governança tem muita dificuldade de ter acesso a crédito e ao mercado de capitais e como haver práticas sustentáveis no negócio, ou seja, de novo, perenidade da organização.”

Além disso, Carlos Biedermann, reforçou o investimento em capital humano para o sucesso das empresas. 

“Os funcionários são o stakeholder talvez mais importante que exista dentro de uma companhia e essa relação é fundamental. Eu na minha longa trajetória em termos de auditoria externa, eu imagino que tenham passado mais de mil pessoas sendo treinadas e esse investimento é primordial.”

Para fechar o painel, o doutor, mestre e graduado em direito, Giovani Saavedra, falou da atenção que deve ser dada à regulação. 

“Na minha percepção, um ponto importante do ESG ou da nova forma de governança é a compreensão da regulação. O que tem modificado a maneira como as empresas têm trabalhado ou mudado a sua percepção sobre governança está diretamente vinculado a um processo de mudança na nossa regulação no Brasil.”

Giovani Saavedra também acrescentou sobre a ampliação do conceito de integridade e segurança no mundo digital.

“Governança e privacidade são outros temas muito importantes que às vezes me parece que as organizações em geral não estão enxergando a temática com a devida relevância.  Vejo que muitas empresas começam a se preocupar quando tem problema, dá a impressão de que ainda não percebemos o alcance da questão da produção de dados e a dimensão do mundo de dados”.

O FIA continua até sexta-feira (6), no Hotel Master, no Rio Grande do Sul. Para mais informações e inscrições online acesse o site: fia.org.br. 

 

Sacha Bourdette

Assessoria de Comunicação CFA