Que a pandemia da Covid-19 alterou a vida pessoal e profissional da população em 2020, todos já sabem. Mas o ano que findou não trouxe só coisas tristes: muitos conseguiram se adaptar aos novos tempos, dar a volta por cima e alcançar metas surpreendentes. Foi o caso da Rádio ADM, veículo on-line de comunicação do Conselho Federal de Administração (CFA), que há seis anos pauta notícias diárias sobre ações do Sistema CFA/CRAs, reportagens especiais sobre a profissão e entrevistas com especialistas nos mais diversos temas da Administração.
Durante todo o ano passado, a rádio apresentou bons números e o balanço do trabalho realizado nos últimos 12 meses é altamente positivo. De janeiro a dezembro, a dupla de jornalistas Adriana Mesquita e Rodrigo Nunes produziu 874 conteúdos em áudio para inserção na programação na Rádio ADM. A qualidade do material foi tamanha que 172 reportagens foram distribuídas para rádios convencionais AM e FM afiliadas à Agência RadioWeb, o que gerou 46 mil downloads.
Na frequência azul do Rádio
No total, 2094 emissoras de rádios comerciais, comunitárias e educativas espalhadas em 1460 municípios de todo o país aproveitaram o conteúdo que foi produzido para a Rádio ADM. Apenas nas cidades sedes das emissoras que divulgaram as matérias e reportagens do Sistema CFA/CRAs, a audiência potencial foi de cerca de 121 milhões de ouvintes.
“É surpreendente o resultado do trabalho da Rádio ADM ao longo do ano mais desafiador dos últimos tempos. Por meio dela, chegamos aos rincões mais longínquos do país e alcançamos um público que extrapola as nossas expectativas”, diz o diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Diego da Costa. Ele comenta, ainda, que a rádio ajuda a autarquia a cumprir sua missão. “Toda a nossa comunicação é focada em promover a ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país”, explica o conselheiro.
Essa audiência também promove uma grande economia para o CFA. O conteúdo produzido é utilizado pelas rádios de todo o país e expõe os temas e as fontes do Sistema em mais de mil horas de programação das emissoras, o que equivale a cerca de 4,5 horas diárias de mídia espontânea. Caso o mesmo espaço fosse pago com spots publicitários, o custo estimado seria de R$ 5.619.600,00.
Em 2020, a Rádio ADM trouxe diversos podcasts e matérias sobre o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae), eventos on-line do CFA e dos CRAs, empreendedorismo e micro e pequenos negócios, eleições municipais, entrevistas com especialistas e, claro, falou dos impactos da pandemia de Covid-19 sob a ótica da gestão e da ciência da Administração.
Além disso, a programação da Rádio ADM também oferece música de qualidade para os ouvintes. Quer saber mais? Baixe o app da Rádio ADM no celular – disponível na Play Store e na Apple Store – ou acesse a rádio em www.radioadm.org.br e fique ligado na frequência Azul do Rádio.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA