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Reunião Plenária faz balanço sobre Jubileu de Diamante

Na tarde desta segunda-feira (15/12) aconteceu reunião plenária, com os conselheiros federais do CFA, para fazer um balanço sobre o Jubileu de Diamante — a celebração dos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador. Quem apresentou os resultados foi o vice-presidente do CFA e presidente da comissão do Jubileu, Gilmar Camargo.

De acordo com Camargo, inicialmente a comissão planejou 45 ações ainda no ano passado, sendo 20 delas convertidas em projetos e 14 como ações complementares: quando uma ideia chega já com os projetos em andamento. Desse total, apenas duas ações não foram realizadas.

Entre alguns exemplos de ações realizadas estão a exposição sobre a história da profissão — realizada em Brasília DF—; o documentário sobre a regulamentação da profissão; artes e brindes; medalhas condecorativas; ações de endomarketing, campanhas publicitárias e solenidades. Além disso, destacam-se parceria com empresas de vinho, cachaça e queijo que fizeram uma edição limitada de seus produtos com a marca do Jubileu.

“Tudo que planejamentos foi executado com sucesso. Sempre existem alguns contratempos, mas ao final tudo foi realizado de forma bem profissional e satisfatória”, disse Camargo.

Custos

O vice-presidente do CFA citou como base para esta edição os investimentos feitos no Jubileu de Ouro — celebração de 50 anos da regulamentação, realizada em 2015. Na época, o projeto custou R$ 5,8 milhões de reais, que atualizado para 2025 custaria R$ 10,4 milhões.

Naquela edição foram utilizados cerca de R$ 3 milhões do “Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder)”, do orçamento de 2014, e R$ 2,59 milhões do orçamento de 2015. Segundo Camargo, o Jubileu de Ouro gastou 95,89% do orçamento destinado para o evento.

“No Jubileu de Diamante, nosso orçamento total foi de 10 milhões também, então é o mesmo do Jubileu de Ouro lá em 2015. Porém, 75% do investimento saiu do superávit desta gestão, e R$ 2,5 milhões do Proder”, revelou.

Camargo ainda frisou que houve uma economia de R$ 1,39 milhão de reais, após a realização do evento. Fora isso, contou que as ações impactaram mais de 23 milhões de pessoas, conforme dados parciais, o que pode ser ainda maior após o fechamento das ações, no final deste ano.

“A gente está chegando aos 23 milhões de pessoas impactadas, e isso vai crescer. Alguém que foi impactado hoje vai ajudar a multiplicar esse processo junto à rede dele, e como estamos monitorando todo esse ambiente, esses números vão aumentar”, destacou.

Marca

Entre os produtos que levaram a marca do Jubileu, o vinho da vinícola Cantina Toné, teve 2 mil garrafas vendidas. Já a vinícola Brasília que expôs seu vinho no FIA vendeu 200 garrafas apenas no Fórum Internacional de Administração (FIA), ocorrido no final de novembro em Brasília.

Outros produtos que levam a marca CFA ainda estão em fase de entrega para esta semana: o livro “60 anos de Administração, Edição Jubileu de Diamante”, e a edição comemorativa da Revista Brasileira de Administração (RBA). “Em fevereiro eu trago os dados definitivos, pois ainda temos ações em curso que certamente serão um sucesso”, comemorou Camargo.