Reunião Plenária retoma discussões sobre o projeto “Administrador na Gestão Pública” (CRA-SE)

De forma dinâmica, o presidente e conselheiros do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) realizaram a Reunião Plenária na noite desta quinta-feira, 12, no novo espaço da sede do Conselho. Em pauta, a diretoria discutiu a retomada das ações do projeto “Administrador na Gestão Pública”.
O CRA-SE ganhou um novo espaço: um auditório com capacidade para comportar cerca de 50 pessoas. O auditório que será inaugurado com a próxima palestra beneficente foi o ambiente escolhido para a realização da quinta reunião plenária do ano.
O conselheiro Adm. Helder Fontes, que participou da 2ª turma do curso “Boa Governança Pública”, em Brasília, relatou sobre o conhecimento adquirido durante o curso, que é parte do projeto da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de
Administração (CFA), com o objetivo de disseminar o conhecimento da boa governança pública aos profissionais de Administração.
“Achei uma ideia boa, o curso foi bom, mas a gente tem que por em prática. A palestra de Jamar e a entrevista na TV sobre a Gestão Pública foi uma boa iniciativa, mas tem que ir muito além”, pontuou Adm. Helder.
Ainda de acordo com o conselheiro, a diretoria do CRA-SE deve fazer um trabalho de disseminação sobre a governança corporativa, e, inicialmente, aplicar nas prefeituras, apesar de não ser uma tarefa fácil, já que os gestores têm receios de receber profissionais que apontem os erros da gestão.
ONG Transparente
Adm. Helder, que atualmente é representante da Controladoria Geral do Município no projeto ONG Transparente, foi porta voz de uma boa notícia para a categoria. O CRA-SE foi convocado para indicar um representante do Conselho para participar do projeto, que visa criar uma espécie de certificação para as instituições e ONGs governamentais que prestam ou possuem algum tipo de convênio com o serviço público.
Um dos pontos que abrange a “certificação” é a prestação de contas das avenças administrativas e da própria gestão da entidade de interesse social. O que de acordo com o conselheiro, a prestação de contas deve ser executada por um administrador. Por este motivo o mesmo sugeriu a convocação de um representante do CRA.
Para o presidente Adm. Carlos Eloy Filho e os conselheiros, esta é uma grande oportunidade do CRA-SE iniciar os trabalhos do projeto “Administrador na Gestão Pública”, demonstrando a preocupação com o dinheiro e qualidade do serviço público.
Participação
Participou da reunião, além dos nomes citados, a vice-presidente, Admª Kátia Lelis e os conselheiros, Adm. Sidney Vasconcelos, Adm. Moabe Teles, Adm. Paulos Sérgio, Adm. Jorge Luiz e Adm. Jamar Miranda.

Fonte: CRA-SE, http://www.crase.org.br/noticias-reuniao-plenaria-retoma-discussoes-sobre-o-projeto-administrador-na-gestao-publica-953.html