Os 27 conselheiros federais do Conselho Federal de Administração (CFA) estão reunidos, em Brasília, para participar da reunião plenária. O encontro acontece hoje, 24, e segue até amanhã, 25 de março, e é liderada pelo presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz.
O administrador agradeceu a presença de todos e falou dos desafios que a gestão compartilhada enfrenta. “Esse flagelo não termina nunca”, mencionou. Contudo, Mauro ressaltou que, apesar do sofrimento, os resultados alcançados são positivos.
“Na Administração não tem espaço para tapetes, pois ela é uma ciência e, na ciência, não tem jeitinho, tem método. Ela não foi feita para agradar”, disse.
A pauta da reunião plenária trouxe assuntos de interesse dos profissionais de administração. Destaque da reunião plenária foi o “Debate Qualificado”. O tema abordado foi “Colocação e recolocação dos profissionais de Administração no mercado de trabalho” e apresentado pelos administradores Josedir Tadeu e Patrícia Luiza Ireno.
Ambos colaboraram para a construção do portal CFA Talentos, projeto que foi lançado durante a reunião. Segundo Patrícia, a Administração oferece um leque de possibilidades profissionais. Contudo, é preciso saber fazer um bom currículo e estar presente nas redes sociais profissionais como o LinkedIn. “O CFA Talentos é um aliado desse profissional que quer conquistar as melhores colocações no mercado de trabalho”, disse.
Josedir também enalteceu o CFA Talentos: “Ele é uma importante ferramenta para os profissionais de administração”. Em seguida, o administrador refletiu sobre a importância de ter um olhar atento sobre a carreira. “As circunstâncias adversas nos movem para iniciativas que promovam melhores condições de apoio ao profissional de administração na busca da colocação ou recolocação profissional.”, analisou.
O Debate Qualificado foi transmitido pelo CFAPlay. Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.
Lançamentos
Após o Debate Qualificado, o plenário do CFA prestigiou o lançamento do CFA Talentos, plataforma que vai ajudar o profissional de administração a buscar uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Houve, ainda, o lançamento do IGM-CFA 2022, ferramenta que faz um raio-X da gestão pública municipal.
Iniciativas
O compromisso do CFA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foi pauta. Na oportunidade, o conselheiro federal Júlio Rezende fez uma apresentação sobre as ações que a autarquia desenvolve e que vão de encontro com os ODS. Segundo ele, a intenção é conscientizar o Sistema CFA/CRAs tomar consciência dessas ações e disseminar as boas práticas.
Além disso, o plenário recebeu a visita do tecnólogo Everaldo Batista. Ele é do Amazonas e, em nome dos tecnólogos, ele discursou no plenário do CFA. Para ele é fundamental que a “Casa dos Profissionais de Administração” dê voz a todos os profissionais de Administração. Everaldo apresentou, ainda, algumas reivindicações, sugestões e destacou a importância da contribuição dos tecnólogos para o Sistema CFA/CRAs.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA