Ao longo do ano de 2023 os Conselhos Regionais de Administração contaram com o retorno de uma grande iniciativa do CFA. O Proder tem como objetivo prover recursos financeiros para execução de projetos apresentados pelas entidades integrantes do Sistema CFA/CRAs.
O programa foi um verdadeiro sucesso. Já foram 58 projetos aprovados totalizando cerca de R$ 6 milhões. Para viabilizar esses projetos o Proder já repassou quase R$4 milhões.
25 regionais apresentaram projetos que passaram por análise da Comissão Permanente do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (CPPRODER). São projetos voltados para o desenvolvimento do trabalho dos CRAs e aprimoramento do atendimento aos profissionais de administração de todo o país.
Os projetos são nas seguintes áreas:
- Energia fotovoltaica: com o objetivo de estimular o uso de energia solar no Sistema CFA/CRAs.
- Modernização Tecnológica: por meio da aquisição de equipamentos de tecnologia voltados para a melhoria da estrutura dos CRAs com destaque aos projetos para estruturação de plenários, de softwares para automação de procedimentos e processos de fiscalização através da inteligência artificial.
- Implementação de ações para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
- Ações de cobrança administrativa.
- Capacitação e treinamento
- Reforma de sede
O presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, destaca que a iniciativa é uma parceria do CFA com os Regionais com a finalidade de promover ações que garantam as prerrogativas dos profissionais de Administração e a inserção deles no mercado de trabalho.
“O Proder deste ano começou com toda a força. São 58 projetos direcionados para ações de fiscalização, principalmente, pois a ideia é fomentar a fiscalização nos CRAs, seja por meio de treinamentos de fiscais, ou por meio de aquisição de equipamentos ou desenvolvimento de softwares. É uma iniciativa que visa, sobretudo, auxiliar os regionais para que eles possam melhor desempenhar suas atividades”, disse.
Projeto Coletivo
Os recursos do Proder ainda proporcionaram outro benefício a todos os Conselhos Regionais de Administração do país. Foram entregues 82 notebooks para os regionais.
O objetivo foi melhorar a qualidade do serviço dos colaboradores dos CRAs que agora contam com o reforço de aparelhos mais modernos e atualizados. Foram investidos cerca de 300 mil reais para fazer a modernização.
Receberam 4 computadores os Conselhos Regionais de Administração do Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Foram contemplados com 2 computadores os Conselhos Regionais de Administração do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA