O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, se reuniu com a Coordenação de Informática (CIN) e Fiscalização (CFR), na sede da Autarquia, em Brasília. A reunião de alinhamento sobre os projetos de tecnologia do Conselho teve como principal foco a ferramenta de Prospecta, usada pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) para ampliar e maximizar a atividade de fiscalização.
Dividida em três áreas, a ferramenta foi uma grande entrega para os regionais. O Prospecta PJ fornece os dados das empresas que atuam na área da Administração, para análise e visualização, com o auxílio da Receita Federal, o que garante uma ação eficiente sobre as atividades empresariais. O administrador Wendrio Alves Ribeiro, agente de fiscalização do CRA-MS, afirmou que a prospecta facilitou o acesso para fiscalização das empresas.
“Antes, a gente corria atrás de algumas parcerias para conseguir o acesso às possibilidades de contrato social, aos cartões CNPJ referentes às empresas da área da administração. A gente tinha uma certa dificuldade, mas com a ferramenta a gente conseguiu essa facilidade de acesso e consegue fiscalizar essas empresas”, declarou Alves.
O modelo Prospecta PF é sobre a pessoa física, que permite identificar, através de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), todos os profissionais que estão atuando com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de Administrador (2521-05). As informações são atualizadas conforme o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o CFA e o Ministério do Trabalho e Emprego, e possibilita um acompanhamento eficiente para a fiscalização precisa das atividades pessoais.
Já o módulo Licita visa apoiar os fiscais a acompanharem as licitações, ou contratos, em andamento por todo o território brasileiro, nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. A ferramenta nacional de controle de licitações e concursos possibilita o acompanhamento de editais e dispensas de licitações em tempo real, e torna a fiscalização precisa e eficaz.
“O Prospecta permite alcançarmos mais empresas, porque otimiza o nosso tempo. Já temos na plataforma a base de dados da Receita Federal, de todas as empresas que estão explorando a atividade de administração”, destacou a Adma Ana Vilma de Oliveira, fiscal do CRA-MG.
O outro procedimento discutido na reunião entre o Conselho Federal de Administração e a Coordenação de Informática (CIN) foi o novo portal de transparência do CFA, quando foi apresentada uma interface atualizada. A Transparência do CFA teve seu início com um módulo para a visualização dos materiais referentes às passagens aéreas, que logo abrangeu os contratos do Conselho.
Para ficar de acordo com o que o Tribunal de Contas (TCU), em concordância com a Lei de Acesso à Informação (LAI), a equipe de informática trabalhou nas mudanças e agora, o site conta com diferenciais como a facilidade de acesso, a inclusão de dados em tempo real e a exportação dos dados.
Participaram da reunião de alinhamento sobre os projetos na área de TI o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; o diretor da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR), Adm. Sérgio José Rauber; o Adm. Filipe Coelho de Oliveira da CFR; e o coordenador da CIN, José Carlos de Araújo Ferreira.
Além de promover reuniões constantes com os CRAs para alinhar as estratégias, o CFA também faz treinamentos sobre as ferramentas de tecnologia usadas para dar mais agilidade e transparência aos processos do Sistema CFA/CRAs.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA